do sorvete ao bolo
Bolos

do sorvete ao bolo

Assim como os anos de jejum, fiz um bolo para comemorar o Dia dos Pais deste ano, no último domingo.

Faz apenas dois dias que percebi que o Dia dos Pais cai neste domingo, confundi com o Dia das Mães… que é o segundo domingo de maio. Fiquei pensando que também é o mesmo para o Dia dos Pais :’)

De qualquer forma, foi bom termos comemorado a ocasião uma semana antes, pois estaremos comemorando outra ocasião no próximo fim de semana.

Eu não sou bom em glacê de bolo, então eu sempre tenho que confiar em outros ingredientes para tornar o bolo ‘apresentável’. Pêssegos enlatados são um dos poucos ingredientes infalíveis que tenho usado em inúmeras ocasiões.

Embora eu tenha feito uma manga iogurte bolo, minha falta de habilidade me levou a recorrer às fatias de pêssego… de novo!


Muito inspirado na manga do Small Small Baker iogurte sorvete, não perdi tempo para tentar fazê-lo assim que consegui todos os ingredientes necessários. Graças ao liquidificador que tenho guardado, consegui fazer o meu primeiro gelado caseiro! Ficou tão gostoso e simples de preparar que adaptei a mesma receita de sorvete para fazer os recheios desse bolo em camadas 😉

Gostei do resultado do bolo…o recheio ficou com um sabor quase igual ao da versão de sorvete, leve e refrescante! A estratificação foi bastante uniforme, pois fui diligente o suficiente para usar um copo medidor para medir a quantidade igual de recheio para cada camada. Eu teria adicionado pedaços de mangas frescas entre os recheios se eu tivesse mangas sobressalentes. Tenho certeza que vai deixar este bolo ainda mais delicioso.

Pêssego e Manga Iogurte Bolo

Ingredientes:
(faz um bolo de 18 cm)

para o pão de ló:
100g de farinha para bolo
3 ovos, temperatura ambiente
90g de açúcar mascavo
20g de manteiga sem sal, derretida
2 colheres de leite fresco
1 colher de chá de extrato de baunilha

para o recheio:
150g de manga fresca
50g de açúcar mascavo
150g sabor manga iogurte (usei sabor pêssego e manga)
250g (250ml) de creme de leite sem lactose
1 colher de gelatina em pó
3 colheres de sopa (45ml) de água

Método:
Para fazer o pão de ló:

  1. Peneire a farinha de bolo, reserve. Forre as laterais e o fundo de uma forma redonda de 18 cm com papel manteiga, reserve. Pré-aqueça o forno a 170degC. Posicione a grade na parte inferior inferior do forno.
  2. Com uma batedeira elétrica, bata os ovos e o açúcar em velocidade ALTA por cerca de 5 a 7 minutos, até que a massa dobre de volume e fique em forma de fita (a massa deve deixar um rastro em forma de fita quando o batedor for levantado). Vire para a velocidade BAIXA e bata por mais 1 a 2 minutos. Bater em velocidade baixa ajuda a estabilizar as bolhas de ar na massa.
  3. Adicione a farinha de bolo peneirada na massa em 3 adições separadas. Misture delicadamente a farinha com uma espátula cada vez que a farinha for adicionada. Tome cuidado para não esvaziar a massa.
  4. Adicione a manteiga derretida, dobre com a espátula até misturar bem
  5. Adicione o leite fresco, o extrato de baunilha e envolva delicadamente com a espátula.
  6. Despeje a massa na forma e leve ao forno por 30~35 minutosou até que um palito inserido no centro saia limpo. Desenformar e inverta na grade de resfriamento, retire o papel manteiga e deixe esfriar completamente.

    Para fazer o recheio:

  7. Meça a água em uma tigela e polvilhe a gelatina (sem mexer com uma colher). Reserve para permitir que os grãos de gelatina inchem (10 minutos) antes de colocar a tigela sobre uma panela com água fervente. Mexa com uma colher e assim que a gelatina derreter, retire a tigela da panela e deixe esfriar à temperatura ambiente.
  8. Misture manga, açúcar, iogurte até que a mistura fique lisa.
  9. Com uma batedeira elétrica, bata o creme de leite não lácteo até ficar firme. Junte o chantilly à mistura de manga. Misture bem.
  10. Se desejar, remova cerca de 1 xícara da mistura acima, reserve para usar na tubulação.
  11. Adicione a solução de gelatina à mistura restante, misture bem.

    Para montar:

  12. Corte o bolo horizontalmente em 3 camadas. Para cada camada, apare os lados em cerca de 2 a 3 mm, de modo que as camadas resultantes sejam ligeiramente menores que 18 cm. (Isso é para garantir que o recheio de manga possa cobrir os lados da camada de esponja.)
  13. Coloque uma camada do pão de ló em uma forma redonda de 18cm com base removível (ou use um anel de bolo ou forma de mola frigideira). Espalhe cerca de 1,5 xícaras de recheio de manga na camada de esponja. Repita com a segunda camada de pão de ló, seguido do recheio. Coloque a última camada de pão de ló e espalhe o recheio restante na superfície uniformemente. Bata suavemente com a panela na mesa para remover quaisquer bolsas de ar vazias entre as camadas de esponja e o recheio. Deixe o bolo esfriar na geladeira por pelo menos 3 ~ 4 horas.
  14. Retire o bolo da geladeira, desenformar e decore como desejar (rosáceas de tubos ou bordas usando o recheio de manga reservado no passo 10). Mantenha o bolo na geladeira antes de servir.

(Observação:
*Este bolo pode ser feito com uma forma de 20cm (8″), o bolo resultante será um pouco mais curto.
**Para organizar as fatias de pêssego como fiz, comece organizando o anel externo das fatias de pêssego. Para fazer a roseta no meio, corte as fatias de pêssego até ficarem bem finas. Organize esses pêssegos em fatias finas em círculos concêntricos… trabalhe de fora para dentro. Os pêssegos mais externos fornecerão suporte para os internos para evitar que deslizem. Espero ter sido claro com minha descrição.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *