Happy Home Baking: Nutella Swiss Roll
Bolos

Happy Home Baking: Nutella Swiss Roll

Foi uma rara ocasião em que fui abençoado com tanto tempo livre que me senti adormecido em uma tarde de segunda a sexta. Acho que não estava me sentindo bem (sim, estou tentando me sentir menos culpada) ou foi pura preguiça que só acordei 2 horas depois! Como resultado, tive que abandonar meu plano anterior de assar um pão, pois não havia muito tempo antes de começar a preparar o jantar.

Depois de folhear minha pilha de receitas, pensei que deveria fazer um rocambole. No passado, sempre confiei em uma receita de pão de ló para fazer um rocambole. Era a primeira vez que eu ia seguir uma receita adequada de rocambole. Não me incomodei em usar chantilly para o recheio, pois antes de tudo, estava ficando sem tempo e, em segundo lugar, tenho dúvidas se vou conseguir enrolar o bolo sem rachar . Por isso, para facilitar, decidi usar pasta de nutella para rechear o rolinho.

A confecção da camada de pão de ló foi bastante simples, pois foram usados ​​apenas 5 ingredientes. Havia pouca lavagem também, já que tudo era feito com uma tigela. Consegui tirar o bolo do forno em pouco tempo. Enquanto o bolo esfriava na grelha, continuei com a tarefa tediosa de fazer o jantar 🙁

Como em todas as minhas tentativas anteriores com pãezinhos suíços, fiquei um pouco nervoso na hora de rechear e enrolar o bolo. Quase soltei um assobio quando o bolo não rachou ao rolar!

Não tenho certeza se foi pura sorte, ou foi o esboço da técnica nesta receita que tornou o rolamento tão fácil. Eu acho que eu teria que tentar isso novamente para verificar. Algumas receitas de rocambole que encontrei recomendam que o bolo seja enrolado enquanto ainda está quente. O bolo seria então desenrolado após o resfriamento, preenchido e enrolado novamente. Considerando que para esta receita, o bolo é deixado esfriar antes de rechear e enrolar. De acordo com a receita, uma vez que o bolo está fora do forno, ele deve ser retirado da bandeja e colocado em um saco plástico grande para esfriar. Dessa forma, o bolo ficará macio e úmido para facilitar o enrolamento. Como não tenho um saco plástico grande o suficiente, deixei o bolo na assadeira e coloquei a bandeja em uma grade de resfriamento. Para reter a umidade, cobri o topo com outra bandeja de rocambole. Ao esfriar, fiquei surpreso que a camada de esponja não estivesse encharcada ou úmida. Continuei removendo o papel manteiga e virei a camada de esponja em uma folha limpa de papel manteiga. Foi um pouco complicado tentar espalhar a nutella, pois era bastante grossa, tive que ser muito gentil para evitar raspar as migalhas enquanto trabalhava.

Além de reter a umidade quando a camada de esponja está esfriando, acho importante também não assar demais o bolo, caso contrário ele ficaria muito seco e racharia facilmente. Como de costume, meu forno não confiável demorou um pouco mais do que o tempo recomendado para assar a camada de esponja e tive que virar a bandeja mais perto do final do tempo de cozimento para garantir um escurecimento uniforme.

Para fazer um bom rolo limpo, outro ponto aparentemente menor a ser observado seria o tipo de papel usado para enrolar. Lembrei-me de usar aqueles papéis à prova de graxa (ou papéis de decalque que eu costumava chamá-los quando era jovem!) quando tentei fazer um rolo suíço pela primeira vez. O bolo ficou grudado no papel, como resultado, a ‘pele’ foi descascada ao rolar/desenrolar. Eu também costumava me perguntar por que meus biscoitos grudavam nesse tipo de papel à prova de graxa ao assar. Até muito mais tarde, descobri que esses não são o tipo certo de papel para assar. Desde então, mudei para o uso de papel manteiga ou papel manteiga adequado, que tem uma camada de cera, tornando-os à prova de graxa e antiaderentes também.

Fiquei muito satisfeito com o resultado da camada de esponja, macia e úmida, e o que posso dizer sobre a nutella? Você nunca vai errar com isso 😉

Ingredientes:
3 ovos, leve à temperatura ambiente
65g de açúcar (atualizado: use açúcar refinado)
80g de farinha para bolo
20g de manteiga sem sal, derretida
2~3 gotas de extrato de baunilha

Método:

  1. Peneire a farinha de bolo, reserve. Forre uma bandeja de rolo suíço de 23 x 30 cm com papel manteiga e reserve. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
  2. Com uma batedeira, bata os ovos e o açúcar em velocidade ALTA por cerca de 5 a 7 minutos, até que a massa dobre de volume e fique em forma de fita (a massa deve deixar uma textura de fita quando a batedeira for levantada). Ligue a velocidade BAIXA e bata por mais 1 a 2 minutos. Bater em velocidade baixa ajuda a estabilizar as bolhas de ar na massa.
  3. Adicione a farinha de bolo peneirada na massa em 3 adições separadas. A cada adição, use uma espátula, dobre delicadamente a farinha até ficar bem misturado. Tome cuidado para não esvaziar a massa.
  4. Adicione a manteiga derretida e o extrato de baunilha, dobre com a espátula até misturar bem.
  5. Despeje a massa na travessa. Espalhe e alise a massa uniformemente. Asse por 10~15 minutos*, até que a superfície fique dourada ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
  6. Retire a bandeja do forno. Remova a camada de esponja da bandeja (com o papel manteiga ainda na aderência), coloque-a em um saco plástico**. Amarre o saco plástico e deixe esfriar. (Em vez de usar um saco plástico, cubro a camada de esponja com outra bandeja de rocambole.)
  7. Ao esfriar, retire o papel manteiga e vire a camada de esponja com o lado ‘pele’ para baixo em uma folha de papel manteiga limpo. Espalhe com nutella (ou qualquer recheio que desejar) e enrole a camada de esponja levantando-a com o papel manteiga. Coloque o bolo enrolado com a costura virada para baixo.

NOTA:
*Não asse demais a camada de esponja, caso contrário ela ficará seca e poderá rachar ao rolar.
** A razão para isso é manter a camada de esponja úmida para facilitar o rolamento.

Fonte da receita: 点心达人, 轻松学 / 小川智美著

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *