Happy Home Baking: Bolo de confeitaria de frutas
Bolos

Happy Home Baking: Bolo de confeitaria de frutas

Eu tenho que agradecer ao meu amigo VB por recomendar isso Bolo de frutas. Este bolo era muito popular entre os blogueiros locais há algum tempo. Eu disse a ela que provavelmente tentaria quando ela fizesse este bolo pela primeira vez. Quase dois anos na estrada, e eu esqueci totalmente até que vi a foto dela deste mesmo bolo recentemente. Com frutas empilhadas sobre uma espessa camada de belas migalhas douradas que vem com uma crosta bem dourada, como alguém pode não se apaixonar por isso?! Como eu iria encontrar a amiga da VB para pegar um livro de receitas dela, achei que seria uma excelente ideia fazer esse bolo para ela.

Como é a primeira vez que faço este bolo, fiz um para testar. Exceto pelo pouco esforço extra para lavar e cortar as frutas, e garantir que elas estejam bem escorridas, este bolo foi fácil de preparar.

Assim ficou o bolo depois de assado. Fiquei realmente surpreso com o quão bonito ficou. Até meus filhos ficaram “uaundo” quando viram o bolo esfriando na mesa de jantar. Eles ficaram realmente impressionados 😀

O tamanho recomendado da forma para este bolo é uma forma redonda de 9″ ou uma forma quadrada de 8″ ou uma forma de 7×11″. Eu usei minha forma redonda de 8″. O bolo levou 75 minutos para terminar de assar, e eu consegui um bolo mais alto. Achei o bolo ligeiramente doce, apesar de ter reduzido a quantidade de açúcar de 200g para 160g. O gosto era um pouco doce por si só, mas o leve sabor dos morangos (não parece que eu consiga morangos realmente doces aqui) ajudou a equilibrar a doçura. Meus filhos não boca uma única reclamação embora.

Depois de verificar com VB, que segue a receita original a um T, fiquei um pouco convencido de que poderia aumentar a quantidade de açúcar. Eu entendo porque algumas receitas pedem grande quantidade de açúcar. O açúcar usado na panificação não é apenas para adoçar. Tem outros papéis importantes a desempenhar. Por exemplo, o açúcar ajuda a atrair a umidade da massa, e isso, por sua vez, ajuda a reduzir a quantidade de glúten formada na farinha. Receitas com grande teor de açúcar produzirão um assado com miolo mais macio; e como menos glúten é formado na massa, o produto assado resultante crescerá melhor durante o cozimento, dando-lhe mais volume.

Então, para este bolo que fiz para o nosso amigo, usei 180g de açúcar, ainda não a quantidade total, mas uma ‘grande melhoria’ da minha primeira tentativa.

Com a experiência adquirida na minha tentativa anterior no dia anterior, consegui organizar as frutas de uma maneira mais ‘simétrica’. Achei que tinha muita coragem de doar algo que só testei uma vez! Só rezo para que o bolo esteja bem assado. O que poderia ser mais embaraçoso do que doar algo que está mal cozido? Mesmo o teste com um espeto pode não garantir que o bolo esteja totalmente cozido.

O bolo é macio, a textura é quase como um cruzamento entre um pão de ló e um bolo de manteiga. Como a quantidade de gordura utilizada não é muito em comparação com a quantidade de farinha, o bolo não fica gorduroso e ainda assim não fica com o sabor seco. Meus familiares adoram!

Tenho que avisá-lo, este bolo é viciante!

Eu sou viciado em assar e comer! Fiz o mesmo bolo novamente alguns dias depois. Desta vez, usei 2/3 da quantidade de ingrediente e assei com minha forma redonda de 20 cm. Também substituí cerca de 1/3 da farinha de trigo por farinha integral. O bolo resultante foi mais curto, mas o gosto era tão bom. como a textura de noz da farinha integral, era como comer algo assado com amêndoas moídas, menos a fragrância 😉

Nota: Fiz o mesmo bolo novamente uma semana depois. Desta vez usei a porção inteira da receita, mas substituí um terço da farinha de trigo com farinha integral. Usei a mesma forma de 8″ e o resultado foi fabuloso. Até agora, este é o único bolo que poderia causar um vício imediato em mim… tanto assar quanto comer!

Bolo de frutas

Ingredientes:

100g de manteiga, amolecer em temperatura ambiente
200g de açúcar refinado (eu reduzi para 180g)
50g de creme azedo (substitui pela mesma quantidade de iogurte desnatado)
3 ovos, levemente batidos, temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato de baunilha puro
1 colher de chá de raspas de limão ou laranja
210g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
500g de frutas* misturadas com 2 colheres de açúcar*
(Você pode usar morangos, mirtilos, pêssegos, bananas, laranjas, pêras, maçãs, abacaxis ou qualquer outra fruta que não seja muito suculenta. Eu omiti o açúcar e usei quantas frutas, frescas ou enlatadas, conforme necessário para encher o topo do bolo)

Método:

  1. Lave, corte (pedaços ou fatias, conforme desejado) e escorra as frutas, misture com açúcar (se desejar) e reserve. (se usar frutas enlatadas, lave as frutas para retirar a calda, omita o açúcar).
  2. Unte (com manteiga) e enfarinhe a lateral de uma forma redonda de 20 cm ou de uma forma quadrada de 20 cm e forre a base com papel manteiga.
  3. Com uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e o creme de leite (ou iogurte) até ficar leve e fofo.
  4. Acrescente os ovos aos poucos e bata até incorporar na massa. (A mistura pode parecer ligeiramente coagulada.)
  5. Adicione o extrato de baunilha e as raspas. Misture para combinar.
  6. Peneire sobre a farinha e o fermento e misture até ficar homogêneo. (Para evitar a farinha em toda a minha superfície de trabalho, misturei a farinha na massa usando uma espátula, apenas alguns golpes, então usei a batedeira para misturar a massa até ficar homogênea.)
  7. Despeje a massa na forma preparada e alise o topo com uma espátula.
  8. Disponha as frutas por cima, não pressione as frutas na massa. Decore as frutas como desejar.
  9. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 60-70 minutos ou até que um palito saia limpo quando inserido no bolo. Cubra o topo com papel alumínio nos últimos 15 minutos de cozimento para evitar que o topo fique muito dourado.
  10. Deixe o bolo esfriar na forma por cerca de 5 a 10 minutos. Desenforme e transfira para uma grade para deixar esfriar completamente. Polvilhe o bolo com um pouco de açúcar de confeiteiro, se desejar.

Fonte da receita: adaptado daqui e daqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *