Bolo de castanha de caju com iogurte e café
Bolos

Bolo de castanha de caju com iogurte e café

Fiquei muito feliz que finalmente consegui assar isso Bolo de castanha de caju com iogurte e café ontem. Tenho evitado esta receita interessante, pois requer 200g de manteiga no total, 50g para os crumbles e 150g para a massa do bolo! Para mim, usar quase um bloco inteiro de manteiga para um bolo de 20 cm é demais. Resolvi tentar só depois que me convenci de que não comeria mais do que 2 fatias do bolo, e o resto será partilhado com os outros membros da minha família 😉

A receita original usa nozes para as migalhas, mas por conveniência, substituí-a por castanha de caju torrada … que por acaso estava entre uma das muitas guloseimas do Ano Novo Chinês que tenho no balcão da minha cozinha.

Os crumbles foram feitos com uma mistura de ingredientes como biscoito digestivo triturado, castanha de caju picada, pó de café solúvel, açúcar mascavo e manteiga. Você não acha que a combinação desses ingredientes parece muito promissora… Eu tinha certeza de que ficaria realmente crocante, com nozes e muito saboroso. Não era uma tarefa fácil quebrar as castanhas de caju em pedaços à mão e eu não gostava da ideia de cortar, então chamei meu filho mais novo para me ajudar a ‘martelar’ as castanhas usando um pequeno rolo!

Foi bastante simples e direto preparar a massa do bolo. Embora eu aconselhe que um misturador elétrico seja usado em vez de um batedor manual, conforme ilustrado no livro de receitas em que a receita foi tirada… Além da habitual manteiga, açúcar, ovos e farinha, o iogurte também está incluído nesta receita. A massa do bolo foi então imprensada entre 3 camadas de migalhas. A consistência da massa era bastante espessa e firme em comparação com a massa fina e escorrendo usual que eu já me acostumei. Eu acredito que a massa tem que ser grossa para segurar as camadas de crumbles.

Mesmo que não tenha sido especificamente indicado no livro de receitas, achei que seria bom usar uma forma de mola ou uma daquelas formas de fundo removível para assar este bolo, pois as migalhas cairiam se o bolo fosse invertido?? No entanto, até hoje, ainda não adquiri nenhuma dessas panelas, então fiz uma improvisada. Primeiro cobri uma forma de bolo normal com uma folha grande de papel alumínio, depois forrei como de costume com uma camada de papel manteiga, tanto para os lados quanto para o fundo. (Também não foi escrito em nenhum lugar do livro de receitas que a forma do bolo deve ser untada ou forrada?!) Quando o bolo estava pronto, eu simplesmente levantei o papel alumínio para soltar o bolo da forma… colocá-lo no rack de resfriamento. O papel manteiga foi então removido quando o bolo esfriou um pouco… Percebi que o bolo endureceu um pouco depois que esfriou completamente.

O tempo extra e o esforço para fazer este bolo realmente valeram a pena. O bolo ficou muito gostoso! O crumble estava realmente muito saboroso. Combinou muito bem com a camada de bolo macio e úmido. Fiquei agradavelmente surpreendido com a textura suave e fina das migalhas do bolo. A julgar pela consistência da massa do bolo, eu esperava algo mais ‘tipo muffin’ – fofo e arejado. Pelo contrário, parecia quase um cheesecake, bastante aveludado e quase derrete na boca! Meu marido se presenteou com uma fatia assim que viu o bolo… e eu fiquei muito feliz quando ele assentiu com muita aprovação. Eu compartilhei o bolo com meus outros membros da família e também foi muito bem recebido. Tenho certeza que este bolo vai agradar a todos, ótimo como sobremesa para qualquer jantar. Esta receita é certamente um guardião!

Ingredientes:

para as migalhas:
100g de biscoitos digestivos (triturados)
50g de nozes, levemente torradas e picadas grosseiramente (usei castanha de caju)
50g de açúcar mascavo claro
5g de café instantâneo em pó
2,5g de canela em pó (eu omiti isso)
50g de manteiga, fria

para a camada do bolo:
150g de manteiga, amolecer em temperatura ambiente
100g de açúcar mascavo
2 ovos levemente batidos (cerca de 100g)
meia colher de chá de extrato de baunilha
uma pitada de sal
200g de farinha para bolo
1 colher de chá de fermento em pó
150g de iogurte natural

Método:

  1. Misture biscoitos digestivos triturados, açúcar mascavo claro, nozes picadas (ou castanha de caju), canela em pó, pó de café instantâneo em uma tigela. Com as pontas dos dedos, esfregue a manteiga fria até que a mistura fique quebradiça. Deixou de lado.
  2. Peneire a farinha de bolo e o fermento em pó, reserve.
  3. Com um batedor manual (ou batedeira elétrica), bata a manteiga com o açúcar até a massa ficar esbranquiçada, cremosa e fofa.
  4. Junte o extrato de baunilha, o sal e misture bem.
  5. Adicione os ovos aos poucos, misture bem cada vez que os ovos forem adicionados.
  6. Com uma espátula, misture a mistura de farinha de bolo/fermento em pó. Mexa até que a mistura de farinha esteja totalmente incorporada à massa. A massa nesta fase será bastante espessa e firme.
  7. Adicione o iogurte em algumas adições separadas, mexa bem cada vez que o iogurte for adicionado. A massa ficará lisa e ‘expansível’.
  8. Forre o fundo de uma forma de aro removível de 20 cm ou uma forma de fundo solto com 1/3 das migalhas. Espalhe uniformemente e pressione firmemente com as costas de uma colher.
  9. Adicione metade da massa do bolo, espalhe uniformemente com a espátula. Polvilhe o topo da massa do bolo uniformemente com 1/3 das migalhas. Adicione a massa de bolo restante, espalhe uniformemente. Polvilhe com o restante dos crumbles.
  10. Asse em forno pré-aquecido a 170 graus por 35-40 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
  11. Retire o bolo do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme. Deixe esfriar completamente antes de cortar/servir.
  12. O bolo pode ser deixado em temperatura ambiente ou deixado na geladeira. Se deixar esfriar, deixe o bolo voltar à temperatura ambiente antes de servir.

    Fonte da receita: adaptado de 曾美子的黃金比例蛋糕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *