Happy Home Baking: assando para um amigo
Bolos

Happy Home Baking: assando para um amigo

Este é um post muito atrasado… exatamente duas semanas atrasado, perdoe meu atraso!

Achei que poderia dar um jeito de dar um tempo para atualizar meu blog antes de partirmos para uma curta viagem à Malásia. Infelizmente, eu estava tão apertado em reservar as acomodações, traçar o itinerário, procurar no google maps por endereços de locais de interesse e vasculhar sites e blogs para caçar restaurantes famosos ao longo de nossa viagem até Penang. Não consegui postar isso logo depois que voltamos para casa, pois estava ocupado limpando a casa e lavando e passando roupas depois de muita roupa 🙁

Voltando ao tema deste post…

Eu tenho em mente fazer esta torta de chocolate clássica para meu amigo bolo pouco antes do final do período escolar. Achei que seria uma boa maneira para ela comemorar o início das férias escolares com os filhos. Eu estava bastante confiante de que mesmo o comedor mais exigente não seria capaz de rejeitar uma fatia de bolo de chocolate 🙂

Até agora, este é o bolo ‘mais seguro’, quase à prova de idiotas, para eu assar e doar.

Os ingredientes são bastante simples… eles são itens que são facilmente recuperados das despensas da maioria dos padeiros caseiros.

O método de preparação é quase semelhante ao assar um bolo de chiffon… a única diferença é que este bolo é assado usando uma forma redonda normal.

Não há preocupação com o bolo não crescer alto e poderoso no forno, o que realmente queremos é um bolo denso, afundado e rachado!

Não é necessário glacê para decorar o bolo. Apenas um simples e leve pó de açúcar de confeiteiro faz o truque.

Apesar de não fazer este bolo há séculos, fiquei muito satisfeita com o resultado… pelo menos foi algo que não tive vergonha de dar de presente, especialmente a um colega padeiro caseiro.

Desta vez consegui entregar o bolo inteiro 🙂
Foi realmente um prazer saber que minha amiga do bolo gostou, e ainda por cima, este é exatamente o mesmo bolo que a trouxe ao meu blog. Ela estava se perguntando por que alguém iria blogar sobre um bolo rachado e afundado (^^”’)

Depois de ouvir do meu amigo como ficou a textura do bolo… suave e macio… do jeito que deve ser, não resisti à tentação e fui fazer outro alguns dias depois. Desta vez foi para o meu marido quando ele voltou para casa para passar uma semana conosco.

Este segundo bolo pareceu rachar mais do que o anterior, embora eu não tenha feito nada de diferente. O bolo produziu uma bela cúpula enquanto assava no forno. No final do tempo de cozimento, começou a afundar. Após o resfriamento, o bolo desmoronou formando um centro muito afundado e os lados dobrados.

Não se deixe enganar por sua aparência feia… o bolo estava maravilhosamente úmido e achocolatado. No entanto, devo alertar os gulosos… os chocolates meio amargos, com pelo menos 60% de cacau, mais o cacau em pó sem açúcar que usei, deixaram este bolo com um sabor um pouco amargo. Mas para quem prefere chocolates escuros a chocolates ao leite, este é o bolo para fazer sempre que desejar algo com um sabor a chocolate muito intenso.

Embora o bolo pareça denso e ‘kueh-like’, a textura é realmente muito suave e macia, quase como comer uma fatia de cheesecake. Atribuo as migalhas macias e finas à farinha mínima usada na receita. Este bolo é melhor comido à temperatura ambiente e, como acontece com a maioria dos bolos de chocolate, o bolo fica ainda melhor quando deixado durante a noite. Planejei enviar este post para o último evento Aspiring Bakers, mas não consegui cumprir o prazo, espero poder participar da próxima rodada.

Torta Clássica de Chocolate

Ingredientes:
(faça um bolo de 18 cm)

150g de chocolate amargo
100g de manteiga sem sal
3 gemas
20g de açúcar mascavo
30g de farinha para bolo
15g de cacau em pó

3 claras de ovo
50g de açúcar mascavo

açúcar de confeiteiro para polvilhar

Método:

  1. Pré-aqueça o forno a 170 graus. Forre o fundo de uma forma redonda de 18cm (com base removível) com papel manteiga. Unte e enfarinhe as laterais. Separe as claras das gemas quando os ovos ainda estiverem frios da geladeira. (É mais fácil separar os ovos enquanto estão frios). Peneire a farinha e o cacau em pó, duas vezes, reserve.
  2. Derreta o chocolate amargo e a manteiga em uma tigela sobre uma panela com água fervente (certifique-se de que a tigela pode ficar acima da água e deve cobrir a panela para que o vapor não entre na tigela). Retire do fogo. Deixe esfriar.
  3. Com um batedor manual, bata as gemas com 20g de açúcar de confeiteiro, até a mistura ficar esbranquiçada, espessa e cremosa. Adicione a mistura de chocolate/manteiga derretida. Bata até misturar bem. Adicione a mistura de farinha e misture delicadamente com uma espátula. Deixou de lado.
  4. Em uma tigela limpa e seca, bata as claras com uma batedeira elétrica de mão em velocidade baixa até que a mistura fique espumosa e espumosa. Adicione metade da quantidade de açúcar e ligue em velocidade alta e bata a mistura. Continue a adicionar o açúcar restante e bata até que as claras atinjam o estágio de pico suave. O estágio de pico suave é alcançado quando os picos das claras se curvam e caem levemente. As claras devem ficar lisas e brilhantes. (Não bata demais as claras ainda duras, é melhor bater as claras ainda moles para dobrar facilmente com a massa de gemas.)
  5. Adicione a clara de ovo à mistura de gema de ovo em três adições. A cada vez, dobre delicadamente com uma espátula, certificando-se de que todas as claras estejam incorporadas à massa. Observe que quaisquer grumos de clara de ovo não misturados podem causar furos no produto final.
  6. Despeje a massa na forma de bolo preparada. Bata a forma de bolo levemente na mesa algumas vezes para liberar quaisquer bolhas presas na massa. Asse a 170 graus por 30 ~ 35 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia com um algumas migalhas úmidas. A superfície do bolo começará a rachar enquanto ainda estiver no forno.
  7. Retire o bolo do forno, deixe-o na forma por cerca de 5 minutos. Desenforme e deixe esfriar, com o lado certo para cima (não inverta) na grade. O bolo é melhor comido à temperatura ambiente. Se armazenado na geladeira, leve o bolo à temperatura ambiente antes de servir.

Fonte da receita: adaptado de Delicious!! Bolos Assados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *