Decidimos fazer um bolo para o meu marido comemorar o Dia dos Pais. Embora eu tenha aprendido a fazer um pão de ló, sempre fico perdido quando se trata de decoração de bolos. Os meninos e eu passamos algum tempo discutindo antes de decidirmos que eu poderia fazer uma transferência de chocolate Darth Vader e usá-la para decorar o bolo. Meu marido é fã de Star Wars… e ele gosta de usar vários ícones de Darth Vader em seu PC. Então, com a ajuda de uma máscara do Darth Vader, elaborei um molde para fazer o transfer de chocolate. Eu derreti um pouco de chocolate e coloquei o contorno de Darth Vader sobre o molde. Fiquei bastante satisfeita com o resultado e guardei o transfer de chocolate no congelador antes de assar o pão de ló.
Eu uso a mesma receita de pão de ló que fiz anteriormente, mas reduzi a quantidade de açúcar pela metade e simplesmente recheei as camadas com chantilly e fatias de pêssego em conserva. Quando eu estava pronto para transferir o molde de chocolate Darth Vader para o topo do bolo… ele começou a derreter e quebrou em pedaços :'( Isso apesar de eu ter usado uma espátula de metal para transferir o chocolate, eu nem use minha mão nua, pois sabia que o calor da minha mão derreteria o chocolate. Acho que posso esquecer o uso de transfers de chocolate na decoração do bolo, a menos que tenha uma sala fria em minha casa!
Como eu não queria ter um bolo de aparência simples, tentei colocar frases no bolo. Então, eu fiz uma suposta caricatura do meu marido… mas não saiu como esperado… urrrgh! a decoração realmente não pode fazer isso.
Fiquei bastante chateado com isso, mas quando meu marido viu, ele apenas sorriu e me garantiu que são as coisas que contam. Para provar sua gratidão, ele terminou três fatias de uma vez ;p
Eu gosto da textura do pão de ló, porém… era leve, macio e um pouco úmido. Sobre tudo o bolo tinha um sabor doce e refrescante com as fatias de pêssego e creme de leite.
Ingredientes:
(faça um bolo redondo de 20 cm)
4 ovos, leve à temperatura ambiente
100g de açúcar mascavo
4g de sal
140g de farinha de bolo
30g de óleo de salada**
30g de leite fresco
recheio e cobertura:
1 xícara de creme de leite sem lactose
1 lata fatias de pêssego
Método:
- Peneire a farinha de bolo, reserve. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 20 cm, reserve. Pré-aqueça o forno a 180°C. Posicione a grade na parte inferior inferior do forno.
- Com uma batedeira elétrica, bata os ovos e o açúcar e sal em velocidade ALTA por cerca de 5 a 7 minutos, até que a massa dobre de volume e fique em forma de fita (a massa deve deixar uma textura de fita quando a batedeira for levantada). Ligue a velocidade BAIXA e bata por mais 1 a 2 minutos. Bater em velocidade baixa ajuda a estabilizar as bolhas de ar na massa.
- Adicione a farinha de bolo peneirada na massa. Com uma espátula, misture delicadamente a farinha até misturar bem.
- Com uma espátula, misture cerca de 1/3 da massa com o óleo de salada em uma tigela separada. Dobre esta mistura na massa restante. Esse método ajudará a garantir que o óleo seja totalmente misturado e, ao mesmo tempo, não esvazie a massa.
- Adicione o leite fresco e envolva delicadamente com a espátula.
- Despeje a massa na forma e leve ao forno por 35 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Desenforme e esfrie completamente.
Monte o bolo
- Com uma batedeira, bata o creme de leite ainda firme.
- Corte o bolo horizontalmente em 3 camadas. Coloque uma das camadas de bolo com o lado cortado para baixo em um prato de bolo.
- Espalhe o chantilly sobre a camada. Arrume anéis de fatias de pêssego para cobrir toda a camada. Recheie com mais um pouco de chantilly. Cubra com a segunda camada de bolo, com o lado cortado para cima.
- Repita o passo 3 para a segunda camada de bolo. Cubra com a terceira camada.
- Espalhe o chantilly por cima e nas laterais do bolo. Decore como desejar.
(**Nota: Óleo de salada é um termo que traduzi da receita chinesa. Refere-se a óleo vegetal. Você pode usar óleo de girassol, óleo de canola, azeite, desde que o tipo de óleo que você usa não dê um cheiro forte.)