Happy Home Baking: o bolo favorito do macaco
Bolos

Happy Home Baking: o bolo favorito do macaco


Nos últimos dois anos, já se tornou uma rotina familiar visitarmos a biblioteca quase todos os fins de semana… e devo dizer que a biblioteca pode ser um lugar perigoso… pelo menos para um amante de livros de culinária como eu!!

Simplesmente não resisti à tentação de experimentar as várias receitas sempre que folheava páginas e páginas de belas ilustrações e fotografias de lindas sobremesas. Sejam bolos, pães ou muffins, eles nunca deixaram de me instigar a tentar replicar o que vi. Alguns deles podem não aparecer na minha mesa de café da manhã, mas pelo menos as receitas são mantidas em segurança na minha pasta… esperando para serem lançadas a qualquer momento quando surgir a oportunidade. Como resultado de minhas freqüentes visitas à biblioteca, tornou-se muito aparentemente… não importa o quanto eu tente não notar… que meu ÍndiceBM tem sido ‘alta’ desde então. Aposto que esse índice permanecerá altista, a julgar pelo ritmo que estou indo ;(

Eu tenho tido muita sorte ultimamente… de poder pegar livros de receitas muito novos na biblioteca, o que significa que haverá menos chance de eu olhar para um livro que vem com várias páginas faltando!

Por acaso, peguei este livro de receitas recém-publicado “Cooking for Kids” algumas semanas atrás. O que me chamou a atenção no meio do livro foi o nome desse bolo….O Bolo Favorito do Macaco! Depois de ler através quais são os ingredientes que entram na confecção deste bolo, fui imediatamente vendido. Esta receita foi colocada bem no topo da minha lista de afazeres cada vez maior!

Você vê, embora este seja simples bolo de banana, ele vem com recheios! EU tudo bem foi realmente incomum e eu gosto que o recheio seja feito não apenas com banana amassada, mas também com algumas amêndoas moídas. Eu estava um pouco ganancioso e pensei que poderia usar uma banana grande em vez de uma pequena, como indicado na receita. Isso foi um erro. O recheio estava muito ‘escorregadio’… Tentei salvar adicionando mais amêndoas moídas à mistura. Felizmente, ao fazer isso, consegui ajustar a consistência para obter uma pasta mais espessa.

É um bolo muito simples e direto de fazer. O bolo ficou delicioso com o recheio. A única falha que encontrei foi que os recheios ficaram mais escuros quando deixei o bolo durante a noite. Mesmo com o suco de limão adicionado, não impediu que a banana ficasse preta… talvez eu devesse ter adicionado mais suco de limão?

Ingredientes:
(faça um bolo de 18 cm)

125g de manteiga, temperatura ambiente
125g de açúcar mascavo
125g de farinha com fermento
2 ovos, leve à temperatura ambiente, levemente batidos
2 bananas grandes, amassadas
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Enchimento:
50g de amêndoas moídas (torradas a 100 degC por 10minutos)
50g de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 banana pequena, amassada
1/2 colher de chá de suco de limão

Método:

  1. Unte e enfarinhe as laterais de uma forma de 18 cm. Forre a base com papel manteiga.
  2. Peneire a farinha com fermento, reserve.
  3. Torrar amêndoas moídas a 100 degC por 10minutosmexa até a metade para garantir uma tostagem uniforme, reserve.
  4. Com uma batedeira elétrica, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo.
  5. Aos poucos, driblar os ovos aos poucos, misturar bem após cada adição.
  6. Com uma espátula, incorpore a farinha peneirada. Misture até que a farinha esteja totalmente incorporada à massa.
  7. Adicione as bananas amassadas e misture bem.
  8. Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno pré-forno aquecido a 180 degC por cerca de 30-35minutos até que o bolo volte quando pressionado levemente, ou um palito inserido no centro saia limpo.
  9. Retire do forno, desenformar e deixe esfriar.
  10. Para fazer o recheio, misture as amêndoas moídas com o açúcar de confeiteiro (peneirado), depois acrescente a banana amassada e o suco de limão. Misture para formar uma pasta lisa.
  11. Corte o bolo horizontalmente em 2 camadas. Faça um sanduíche das camadas com o recheio. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *