Quando eu era muito mais jovem, sempre que esses dois dos meus alimentos favoritos estavam disponíveis, eu cortava uma banana em duas, ensanduichava com algumas barras de chocolate, embrulhava bem com papel alumínio e torrava na torradeira. Em poucos minutos, consegui me deliciar com uma das melhores sobremesas que eu podia pagar na época.
Eu fiz um Deeply Dark Devil’s Food Cake de uma receita encontrada em O Livro do Bolo de Tish Boyle. Eu tinha planejado inicialmente fazer um bolo simples e sem complicações, mas quando vi as bananas penduradas no gancho, pensei que não deveria perder a chance de criar meu combo favorito.
Depois que o bolo esfriou, fiz um ganache de chocolate e cobri com rodelas de banana.
Como foi uma decisão de última hora, eu estava totalmente sem noção quando estava prestes a cobrir o bolo. Eu não queria me preocupar com a decoração do bolo, então tentei criar redemoinhos com as costas de uma colher. Como a consistência do ganache não estava certa, não consegui obter o efeito que tinha em mente.
No final, eu simplesmente fiz pequenos picos em cima do bolo… um trabalho de má qualidade, devo dizer, mas foi o melhor que consegui naquele momento.
Até as camadas do bolo estavam muito mal feitas… as camadas estavam completamente desiguais 🙁
O bolo fez jus ao nome… era realmente um bolo muito escuro e rico. Uma única fatia foi capaz de encher meu estômago a manhã inteira! Com a cobertura de chocolate, tive que resfriar o bolo na geladeira, como resultado, não ficou tão úmido e a textura ficou bem densa e fofa, quase brownie.
Ingredientes:
(meia receita)
106g (3/4 xícara) de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá mais 1/8 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá mais 1/8 colher de chá de sal
78g (5 1/2 colheres de sopa) de manteiga sem sal, amolecida
150g (3/4 xícara) de açúcar granulado
31g (1/3 xícara) de cacau em pó processado na Holanda (usei sem açúcar)
1 ovo grande
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
160ml (2/3 xícara) de água morna
Método:
- Posicione a grade no centro do forno. Pré-aqueça o forno a 325 graus F. Forre o fundo de uma assadeira de 8 polegadas com papel manteiga, unte e polvilhe as laterais com farinha.
- Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal em uma tigela média. Misture até ficar bem misturado, reserve.
- Com uma batedeira elétrica, bata a manteiga em velocidade média até ficar cremosa, cerca de 1 minuto. Acrescente o açúcar aos poucos e bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos até que a mistura fique esbranquiçada e bem misturada.
- Adicione o cacau em pó e bata em velocidade média por 1 minuto. Raspe as laterais com uma espátula quando necessário. Bata o ovo, seguido da baunilha.
- Em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha em três adições alternando com a água morna em duas adições. Raspe as laterais da tigela e misture em velocidade baixa por 30 segundos.
- Despeje a massa nas formas preparadas e leve ao forno por 25-30 minutos até que um palito inserido no centro saia limpo. Esfrie o bolo na forma por 20 minutos. Desenforme o bolo e deixe esfriar completamente antes de cobrir.