É a época do ano novamente…
como o ano novo se aproxima, em apenas algumas horas…
Com prazer me despeço do ano de 2012…
um ano cheio de memórias maravilhosas e momentos preciosos para eu guardar nos próximos anos…
para marcar o fim de mais um ano de panificação e blogs, gostaria de compartilhar com vocês este pão de ló de banana e chocolate.
Vi pela primeira vez este bolo de macaco há um ano, quando procurava uma receita de bolo de aniversário adequada para o meu filho. No entanto, naquela época, estávamos longe de casa e, embora o apartamento de serviço estivesse totalmente equipado com um forno e ferramentas básicas de cozimento, eu não estava entusiasmado o suficiente para tentar. Estou feliz que eu fui em frente para fazê-lo há dez dias, e acabou por ser o bolo do ano (para mim)!
Em vez do pão de ló usual, fiz um pão de ló de banana para as camadas. Recentemente, tenho um leitor que encontrou algum problema com esta receita de bolo de esponja de banana. Eu realmente admiro ela nunca desistir de atitude. Embora eu desejasse poder mostrar a ela como fiz este bolo, não sou confeiteiro profissional e certamente não estou qualificado para dar nenhum conselho, especialmente porque nem participei de nenhuma aula de confeitaria. O mínimo que eu podia fazer era assar este pão de ló de banana novamente para que eu pudesse pelo menos revisitar os passos para garantir que eu não enganasse ninguém com minhas instruções. O bolo ficou bom, com uma bela crosta dourada e textura macia e úmida. Estou certo de que este leitor preparou a massa corretamente, a única coisa que eu poderia identificar seria a temperatura do forno, o forno pode estar muito quente? Entendo como é decepcionante sempre que tenho que enfrentar uma tentativa fracassada. Espero sinceramente que ela consiga acertar da próxima vez, tudo de bom!
Meu filho estava sorrindo de orelha a orelha quando lhe apresentei o bolo. Apesar de não ter nascido no ano do macaco, ele se comporta como um 😉
O bolo de banana estava tão delicioso com o ganache de chocolate, o único ponto negativo foi que os coco pops ficaram macios na hora que eu servi, e, era muito fofo demais para comer, felizmente foi um bolo bem fácil de montar.
Feliz aniversário tanto para meu pequeno munchkin quanto para este meu humilde blog! Parece que foi ontem que fui para casa com meu bebê no dia de Natal… e não parece muito tempo atrás quando eu estava pensando em um nome para o meu blog. Na verdade, já se passaram seis anos desde que publiquei meu primeiro post! Eu realmente espero que eu ainda possa mantê-lo por mais um ano ou dois…
ou talvez três, ou quatro anos para vir….
Aqui está desejando a todos vocês um feliz ano novo!
E que sua cozinha seja repleta de doces lembranças e maravilhoso aroma de guloseimas recém-assadas,
o ano todo!
Bolo Macaco Banana Chocolate
Ingredientes:
(faça um bolo redondo de 7″)
para camada de esponja:
3 ovos grandes, temperatura ambiente
100g de açúcar refinado (receita original usa 150g)
3 bananas grandes maduras, cortadas em pedaços
150g de farinha para bolo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
80ml de óleo vegetal
20ml de leite (usei leite fresco com baixo teor de gordura)
1 colher de chá de extrato de baunilha
para ganache de chocolate:
170g de creme de leite (usei uma lata de creme de leite Nestlé)
170g de gotas de chocolate meio amargo (ou use qualquer chocolate amargo, picado grosseiramente)
para o creme de amendoim:
50g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
30g de açúcar de confeiteiro
1 e 1/2 colheres de chá de leite (usei leite fresco com baixo teor de gordura)
cerca de 1 colher de sopa de geleia de amendoim (use mais se necessário)
para decoração:
cereais de arroz com sabor a chocolate (usei um mini pack de 30g de kellogs coco pops)
2 gotas de chocolate tamanho normal
1 biscoito grande
Método:
para fazer o pão de ló:
- Unte (com manteiga) e farinha os lados de uma forma redonda de 7 “de profundidade (Nota: a receita original pede uma panela de 8”), forre a base com papel manteiga.
- Peneire a farinha de bolo, o fermento e o bicarbonato de sódio. Peneire a mistura de farinha duas vezes e reserve.
- Coloque o óleo vegetal, o leite e o extrato de baunilha em uma tigela, reserve.
- Coloque os ovos, o açúcar de confeiteiro e as bananas em uma tigela grande. Com um batedor elétrico, bata a mistura em velocidade baixa por alguns segundos (para quebrar as bananas). Mude para a velocidade média-alta e bata a mistura até ficar espessa, pálida e triplicar de volume. Isso deve levar cerca de 7 a 8 minutos. A massa deve deixar um rastro como uma fita quando a raquete for levantada. Teste levantando o batedor/pá e desenhe um ‘8’ com a massa. O número deve permanecer por alguns segundos. Volte para a velocidade baixa novamente e bata por mais 2 minutos. Isto é para estabilizar as bolhas de ar na massa. (Nota: não bata demais a massa… não é bom se o ‘8’ não desaparecer.)
- Peneire sobre a mistura de farinha em 3 adições separadas. De cada vez, dobre a farinha cuidadosamente com uma espátula, certificando-se de que não há bolsões de farinha presos no fundo da tigela. Não mexa a massa com a espátula, isso fará com que a massa esvazie demais.
- Despeje uma pequena porção (menos de 1/3) da massa na tigela na etapa 3. Dobre com a espátula até que a mistura de óleo esteja totalmente incorporada à massa.
- Despeje a mistura na etapa 6 de volta no restante da massa (etapa 5).
- Acrescente a massa com a espátula, certificando-se de que a mistura esteja bem combinada. (Até agora a massa pode ser esvaziada em cerca de 20% ou mais em comparação com a Etapa 4).
- Despeje a massa na forma preparada, a forma deve estar cerca de 75% a 80% cheia (Nota: a receita original usa uma forma redonda de 20 cm, eu assei massa extra em duas forminhas de papel para muffins).
- Asse em forno pré-aquecido a 160 graus por 40-45 minutos ou mais até que a superfície fique dourada e um palito inserido no centro saia limpo. (As bordas do bolo devem se afastar ligeiramente das laterais da forma.) Retire do forno, desenforme (deslize uma faca de lâmina fina pelas laterais da forma) e deixe esfriar (invertido) em uma grade de resfriamento.
para fazer ganache de chocolate:
- Coloque o creme e as gotas de chocolate (ou chocolates picados) em uma tigela. Coloque-o sobre uma panela com água fervente (certifique-se de que a tigela é grande o suficiente para ficar sobre a panela).
- Mexa a mistura delicadamente com uma colher até que o chocolate derreta e a mistura fique lisa. Retire da tigela da panela. Use imediatamente.
para fazer creme de amendoim:
- Bata a manteiga sem sal com um batedor elétrico em uma tigela até ficar homogêneo e cremoso. Adicione o açúcar de confeiteiro, continue batendo até que a mistura fique pálida e fofa. Adicione o leite batido até ficar homogêneo. Adicione a manteiga de amendoim (aos poucos para ajustar ao tom de cor desejado, use mais manteiga de amendoim se necessário) e bata até ficar homogêneo.
para montar:
- Faça um saco de confeitar simples com papel manteiga (consulte aqui para obter instruções). Encha o saco de confeitar com cerca de 1 colher de sopa de ganache de chocolate, reserve.
- Corte o pão de ló de banana horizontalmente em três camadas. Coloque uma camada de pão de ló em uma placa de bolo.
- Coloque cerca de 4 colheres de sopa cheias de ganache de chocolate na superfície. Espalhe uniformemente com uma espátula. Repita com a segunda camada de pão de ló. Coloque a terceira camada e coloque o ganache restante por cima e espalhe pelas laterais. Alise a superfície com a espátula.
- Na superfície do bolo, desenhe/delineie o formato do rosto de um macaco com um palito. Espalhe o creme de amendoim na superfície. Alise a superfície uniformemente. Coloque duas gotas de chocolate (de cabeça para baixo) no rosto para fazer os olhos. Tubo de nariz e boca com o saco de confeitar.
- Pat o cereal de arroz de chocolate/coco pops na cobertura de chocolate. Corte o biscoito ao meio e coloque as metades em cada lado do bolo para as orelhas. (Nota: como os picolés ficarão macios, sugiro que cubra o bolo o mais próximo possível da hora de servir.) Guarde as sobras na geladeira.
Fonte da receita: bolo de macaco adaptado daqui; pão de ló de banana adaptado daqui.