Cupcakes são algo que eu quase nunca faço.
Eu prefiro muffins, já que a maioria das receitas de cupcakes exige muito mais açúcar e gordura. Mas com meu sucesso recente em fazer bolos de chiffon em xícaras, me aventurei em assar uma versão mais leve de cupcakes, como esses cupcakes de chiffon de manga.
Com mangas encontradas em abundância nesta época do ano, tenho carregado muitas mangas tailandesas do supermercado. Eu simplesmente não pude resistir a colocar as frutas frescas e sem manchas dentro da minha cesta cada vez que as vejo na seção de frutas;)
Não consegui encontrar nenhuma receita adequada de bolo de chiffon de manga, então ajustei esta receita de chiffon de iogurte de cranberry, pois achava que o purê de manga tem a mesma consistência de iogurte?
O chiffon manga ficou fabuloso! A esponja de chiffon subiu alto e poderosa quando eles estavam assando no forno … eles estavam pelo menos uma polegada acima da borda, eu não estou brincando! Ao contrário da minha tentativa anterior de assar bolos de chiffon em copos de papel quadrados, o bolo não rachou, o que os fez parecer realmente huat kuehs (bolos cozidos no vapor). Desta vez, com os meus habituais copinhos redondos de papel para muffins, os bolos ‘alto’ me lembraram suflês ou bolos cobertos com macaroons!
Meu filho mais novo foi ‘woah!’ quando ele viu pela primeira vez os cupcakes no forno… após um exame mais minucioso, ele disse ‘oh querida! Oh céus!’ quando a massa parecia estar em perigo de transbordar a qualquer momento. Eu disse a ele com naturalidade: “Não se preocupe, eles vão esvaziar ao esfriar.” “Por que?” ele perguntou. “Hmmm… porque quando está quente, ela se expande, quando está fria, ela se contrai. As bolhas de ar dentro da massa do bolo se expandem durante o cozimento e se contraem ou estouram quando esfriadas. O bolo vai desmoronar e afundar.” Não sei se minha resposta está correta, mas ele ficou feliz com isso, lol.
Com os bolos de chiffon bem assados, passei a preparar o recheio de glacê. O recheio ou cobertura dos cupcakes é uma mistura de creme de leite, iogurte e manga fresca. É muito mais leve que o creme de manteiga e tem gosto de sorvete. Bem, tem de ser desde que segui esta receita de gelado de iogurte de manga 🙂
Assim como os cupcakes de chiffon de Hokkaido, enchi o interior de cada cupcake com a cobertura de manga. Embora a textura seja um pouco mais densa do que os bolos de chiffon assados em uma panela de tubo, ainda tem um sabor leve e muito refrescante … o sabor de manga é muito proeminente, mesmo sem aromatizantes artificiais. Esses cupcakes são certamente menos pecaminosos do que os cupcakes de manteiga…
Vou terminar o meu post com a minha foto favorita destes cupcakes de chiffon…adoro as belas rugas em cima.
Duvido que algum dia me apaixonei por Baking.
Assar é incrível… Assar é divertido!
Bom Cozimento a todos!
Cupcakes de manga e chiffon
Ingredientes:
(rende 10 cupcakes)
para os cupcakes de chiffon:
3 gemas (use ovos grandes)
25g de açúcar mascavo
50ml de óleo vegetal
100g de manga fresca (use mangas doces e bem maduras)
1 colher de chá de suco de limão
80g de farinha para bolo
4 claras de ovo (use ovos grandes)
55g de açúcar mascavo
para o recheio/glacê:
80g de mangas frescas (use mangas doces e bem maduras)
25g de açúcar mascavo
75g de iogurte sabor manga (usei sabor pêssego e manga)
125ml de creme de leite sem lactose
Método:
para fazer os cupcakes:
- Misture 100g de polpa de manga até ficar homogêneo. Deixou de lado.
- Coloque as gemas em uma tigela. Com um batedor manual, bata um pouco as gemas. Adicione o açúcar e bata para combinar. Adicione o óleo vegetal aos poucos, bata para combinar. Adicione o purê de manga, suco de limão, bata para combinar. Peneire a farinha e mexa até que a farinha esteja totalmente incorporada. Não misture demais. Deixou de lado.
- Em uma tigela limpa e seca, bata as claras com uma batedeira elétrica de mão em velocidade baixa até que a mistura fique espumosa e espumosa. Adicione metade da quantidade de açúcar e ligue em velocidade alta e bata a mistura. Continue a adicionar o açúcar restante e bata até que as claras atinjam o estágio de pico suave. O estágio de pico suave é alcançado quando os picos das claras se curvam e caem levemente. As claras devem ficar lisas e brilhantes. (Não bata demais as claras ainda duras, é melhor bater as claras ainda moles para dobrar facilmente com a massa de gemas.)
- Adicione as claras batidas na massa de gema de ovo em 3 adições separadas, cada vez dobrando suavemente com uma espátula até misturar.
- Coloque a massa em forminhas de papel até atingir a borda. Coloque as forminhas de papel na assadeira e asse em forno pré-aquecido a 180°C por 12~15 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Deixe esfriar completamente. (Nota: os cupcakes crescerão bem acima da borda durante o cozimento, mas encolherão ao esfriar.)
para fazer o recheio/glacê:
- Misture a polpa da manga, o açúcar, o iogurte até que a mistura fique homogênea.
- Com uma batedeira elétrica, bata o creme de leite não lácteo até ficar firme. Junte o chantilly à mistura de manga. Misture bem.
para montar:
- Encaixe o saco de confeitar com um bico de confeitar, encha o saco com o recheio. Delicadamente, empurre a ponta da tubulação no centro de cada cupcake e preencha o interior com o recheio. Em seguida, coloque o chantilly em cima do cupcake.
- Deixe esfriar na geladeira antes de servir.
Fonte da receita: cupcakes de chiffon adaptados de 好吃戚风蛋糕轻松上手, 福田淳子