Happy Home Baking: Bolo Soufflé de Iogurte
Bolos

Happy Home Baking: Bolo Soufflé de Iogurte

Encontrei este bolo de iogurte 酸奶蛋糕 de um site chinês quando pesquisei no Google uma receita para usar os dois pequenos potes de iogurte antes que eles expirassem.

Como mencionado em vários posts de blogs chineses, o bolo acabado se assemelha a um cheesecake japonês de suflê. Isso é algo bastante ‘incomum’ de um habitual ‘bolo de iogurte’…que tende a ser mais denso e parecido com um bolo de manteiga.

A massa do bolo é preparada usando o método de ovos separados, muito parecido com um bolo de chiffon e é assada em banho-maria como um cheesecake macio de algodão japonês.

Preparar o bolo foi uma brisa, pois a receita exige apenas alguns grampos da despensa, além de estar tão familiarizado com fazer bolos de chiffon. Ainda assim, houve uma maior ou menor (dependendo de como se vê) soluço depois que eu mandei o bolo para o forno.

Eu ajustei a temperatura do forno para 170 graus e durante os primeiros 30 minutos tudo correu bem e o bolo cresceu e abobadado bem sobre a borda da forma. No entanto, logo depois disso, o bolo continuou subindo e se expandindo até que o topo explodiu como um vulcão! Eu imediatamente baixei a temperatura para 150 graus, mas o estrago já estava feito. Deixei o bolo para continuar assando e antes que o tempo de cozimento terminasse, parecia mais um bolo huat alto e lindo e próspero (^_^”). 160 graus C em vez disso.

Graças a Deus, assim que tirei o bolo do forno, o topo explodido começou a fechar. Ao esfriar, a parte de cima afundou e fiquei com um bolo tipo cheesecake de suflê com uma crosta crocante, rs. É definitivamente um bolo falho, mas aprendi a não ser muito obcecada por assar a bolo perfeito. No passado, eu teria considerado isso como uma grande decepção, mas agora sou capaz de levar as coisas com calma e pequenos soluços como esse não me incomodariam tanto.

A textura do bolo é como um cheesecake suflê, embora as migalhas apertadas e compactas façam com que pareça mais um kueh tradicional chinês.

Eu não usaria o adjetivo delicioso para descrever este bolo. O sabor é leve e macio, muito parecido com uma versão mais saudável de um cheesecake suflê sem o sabor de cream cheese. A próxima vez que eu fosse assar isso, provavelmente iria incrementar com um pouco de raspas de limão ou laranja. O iogurte confere ao bolo um leve sabor picante, tornando-o uma sobremesa refrescante, especialmente depois de ser deixado refrigerado por algumas horas na geladeira. Esta receita vai ficar guardada, não há dúvida de que vou agarrá-la sempre que precisar de usar o meu iogurte 🙂

Bolo Soufflé de Iogurte 舒芙蕾酸奶蛋糕

Ingredientes:
(faz um bolo de 7″)

200g de iogurte natural (usei iogurte natural desnatado de calêndula)
48g de óleo vegetal (usei óleo de canola/semente de girassol)
4 gemas (usei ovos com peso líquido de 55g)
40g de farinha de bolo
24g de farinha de milho
1 colher de chá de extrato de baunilha

4 claras de ovo (usei ovos com peso líquido de 55g)
70g de açúcar refinado (a receita original pede 80g)

Método:

  • Pré-aqueça o forno a 160 graus.
  • Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de 7″ (base fixa) com papel manteiga, reserve. (Obs: não é necessário untar ou forrar as laterais da forma).
  • Peneire a farinha de bolo e a farinha de milho, reserve.
  • Coloque o óleo vegetal em uma tigela. Adicione o iogurte e bata com um batedor de balão para combinar.
  • Adicione as gemas, uma de cada vez, bata para combinar.
  • Peneire sobre a mistura de farinha, bata para combinar. Pequenos grumos podem se formar quando a farinha é adicionada, bata a massa delicadamente até que não haja grumos.
  • Adicione o extrato de baunilha, bata para combinar.
  • Em uma tigela limpa e seca, bata as claras com uma batedeira em velocidade baixa até que a mistura fique espumosa e espumosa. Adicione metade do açúcar e gire para velocidade média-alta e bata a mistura. Continue a adicionar a mistura de açúcar restante em adições separadas e bata até que as claras atinjam o estágio de pico suave. O estágio de pico suave é alcançado quando os picos das claras se curvam e caem levemente. Coloque em velocidade baixa e bata por mais 1 a 2 minutos (isso ajuda a estabilizar as bolhas de ar).
  • Adicione as claras batidas à mistura de gemas em 3 adições separadas, cada vez dobre com uma espátula de borracha (eu prefiro usar um batedor de balão) até misturar.
  • Despeje a massa na forma de bolo preparada. Bata levemente a forma no tampo da mesa para se livrar de quaisquer bolhas de ar presas na massa.
  • Coloque a forma de bolo em uma assadeira funda. Encha a assadeira com água quente (a água deve subir até cerca de 1 polegada da assadeira).
  • Coloque na prateleira mais baixa do forno e asse a 160 graus por 60 minutos. (Nota: cada forno funciona de forma diferente, abaixe a temperatura em mais 10 graus se o bolo crescer e expandir muito rapidamente ou se o topo começar a rachar).
  • Retire a forma do forno e coloque-a imediatamente a uma altura de 20~30cm sobre o tampo da mesa. Isso ajuda a evitar que o bolo encolha ao esfriar. Desenforme o bolo imediatamente. Para desenformar, coloque um prato grande ou assadeira em cima da assadeira, inverta a assadeira no prato/assadeira. Retire a forma do bolo e o papel manteiga na base e nas laterais do bolo (Nota: use uma luva de forno, pois a forma do bolo estará muito quente). Em seguida, coloque uma grade de resfriamento na base do bolo, inverta o bolo com o lado certo para cima na grade de resfriamento e deixe esfriar completamente. Deixe o bolo esfriar na geladeira por cerca de 2 a 3 horas, melhor durante a noite, antes de servir.

Fonte da receita: adaptado daqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *