Era uma daquelas manhãs em que decidi que deveria fazer algo achocolatado…
e, tem que ser este bolo de chocolate clássico que eu marquei por semanas. Não importa que eu não tenha uma forma redonda de 15cm, posso fazer com ramequins. Não importa que eu não tenha rum, posso fazer com extrato de baunilha, para mim, é sem rum não faz mal 😉
Preparar a massa foi como fazer um bolo de chiffon…até os ingredientes usados são idênticos…
Com apenas 15 minutos de cozimento, o bolo cresceu lindamente nos ramequins individuais. Eles inflaram muito bem e subiram bem sobre a borda. Foi uma conquista admirável, considerando o fato de que os ramequins mal estavam 3/4 cheios de massa.
Infelizmente, o que sobe acaba por descer (excepto a minha idade e o meu peso!)… aqueles bolinhos começaram a afundar no minuto em que saíram do forno. O que antes eram cúpulas parecidas com muffins desmoronaram… no momento em que esfriaram completamente, o bolo se afastou dos lados do ramekin e havia rachaduras aqui e ali. Ao contrário do clássico bolo de chocolate que já fiz muitas vezes antes, não havia crostas crocantes :_(
É sempre bom ter algumas frutas na geladeira (Eu embrulhei as frutas com toalhas de papel de cozinha antes de armazená-las em recipientes herméticos, isso ajuda a mantê-las frescas por mais alguns dias). Eles são salva-vidas quando se trata de vestir uma sobremesa ‘não tão atraente’ feita por ‘algum padeiro caseiro não qualificado e autodidata’, ou seja, eu! Além do poder mágico do açúcar de confeiteiro, esses bolinhos não eram mais patinhos feios.
O centro afundado serve como um ótimo ninho para as bagas! Ah, se você não tem frutas vermelhas, mas tem um pote de sorvete no freezer, tenho certeza de que uma colher ou duas do seu sorvete favorito se encaixam perfeitamente!
Agora, é hora de cavar…
Não espere um centro mole, pois não é um bolo derretido (algo que vou assar na próxima vez que desejar algo achocolatado) … a textura é excelente para o que deve ser … um bolo de chocolate clássico! Mais leve e não tão fofinho quanto os brownies, mas mais denso e tão rico em sabor que nenhum bolo de chocolate ou bolo de chiffon poderia igualá-lo. vou usar o adjetivo gostoso para descrever o seu gosto… de acordo com o Urban Dictionary, ‘quando a comida é tão mais do que gostosa e além de deliciosa, então é yummilicious‘. Bem, mas isso é IMOHO já que gosto é algo tão subjetivo.
A única coisa que me orgulho deste pequeno episódio de cozimento foi poder tirar a última foto sem qualquer ajuda. A foto foi tirada com a mão direita segurando a câmera, enquanto eu segurava a colher com a mão esquerda, com a colher virada em um ângulo para que ficasse de frente para a lente da câmera, eu sei, é difícil de imaginar! Eu tive que cruzar minhas mãos para que minha direita pudesse descansar sobre a minha esquerda para firmar a câmera e, o tempo todo, tentar manter a colher o mais firme possível. Os dedos dos pés de qualquer fotógrafo estariam rindo alto se algum deles me pegasse fazendo um ato tão acrobático, lol! Mesmo que o efeito não tenha sido o que eu esperava… a colher não se destacou muito… mas falando sério, acho que deveria me dar um tapinha no ombro, pelo menos, pelo esforço 🙂
Bolo de chocolate afundado (法式巧克力蛋糕)
Ingredientes:
(faz um bolo de 15 cm, ou cerca de 4 ramequins (tamanho de 6 onças))
50g de chocolate meio amargo picado grosseiramente
60g de manteiga sem sal
40g de açúcar mascavo
40g de gemas (cerca de 2 gemas de ovos grandes)
5ml de rum (substituo por extrato de baunilha puro)
35g de farinha de bolo
15g de cacau em pó
70g de claras de ovo (cerca de 2 claras de ovos grandes)
40g de açúcar mascavo
açúcar de confeiteiro para polvilhar
Método:
- Derreta o chocolate amargo e a manteiga em uma panela em fogo muito baixo. Retire do fogo. Deixe esfriar.
- Forre o fundo de uma forma redonda de 15cm (com base removível) com papel manteiga. Unte e enfarinhe as laterais. Se usar ramequins, unte o interior com manteiga, reserve.
- Separe as claras das gemas quando os ovos ainda estiverem frios da geladeira. (É mais fácil separar os ovos enquanto estão frios). Peneire a farinha e o cacau em pó, reserve.
- Com um batedor manual, bata as gemas com o açúcar refinado, até que a mistura fique pálida, fique espessa e cremosa (demora cerca de alguns minutos). Adicione a mistura de chocolate/manteiga derretida. Bata até misturar bem. Adicione o rum (ou extrato de baunilha), bata até combinar.
- Adicione a mistura de farinha e misture delicadamente com uma espátula. Deixou de lado.
- Em uma tigela limpa e seca, bata as claras com uma batedeira elétrica portátil em alta velocidade até que a mistura fique espumosa e espumosa. Adicione o açúcar de confeiteiro em 3 adições separadas, bata bem após cada adição. Continue a bater até que as claras atinjam o estágio de pico mole. O estágio de pico suave é alcançado quando os picos dos brancos se curvam e caem levemente. As claras devem ficar lisas e brilhantes. (Não bata demais as claras ainda duras, é melhor bater as claras ainda moles para dobrar facilmente com a massa de gemas.)
- Adicione a clara de ovo à mistura de gema de ovo em 3 adições separadas. A cada vez, dobre delicadamente com uma espátula, certificando-se de que todas as claras estejam incorporadas à massa, tome cuidado para não esvaziar a massa. (Nota: a massa acabada deve ser grossa e fluir como lava ao despejar.)
- Despeje a massa na assadeira ou ramequins preparados (encha até cerca de 3/4). Bata a assadeira/ramequins suavemente na mesa algumas vezes para liberar as bolhas presas na massa.
- Asse a 160°C por 15 minutos, abaixe o fogo para 140°C e continue a assar por mais 10 ~ 15 minutos ou até que um palito inserido no centro saia com algumas migalhas úmidas. Não asse demais.
- Retire do forno. Se estiver usando ramequins, deixe-os esfriar. Se estiver usando a forma de bolo, deixe-a na forma por cerca de 5 minutos. Desenforme e deixe esfriar, com o lado certo para cima (não inverta) na grade. Decore o bolo com frutas (opcional). O bolo é melhor comido à temperatura ambiente. Se armazenado na geladeira, leve o bolo à temperatura ambiente (para amolecer) antes de servir.
Fonte da receita: 最適合新手的点心烘焙入门 por 隈部美千代