Esta não é a primeira vez que faço esta torta de chocolate terrivelmente deliciosa e decadente. Eu assei um para o aniversário da minha cara-metade alguns meses atrás. Desde que eu dei a primeira mordida, eu não conseguia tirar isso da minha mente…
bem, como qualquer padeiro caseiro, não precisamos esperar uma ocasião especial para fazer um bolo… e,
….há sempre espaço para a sobremesa 😉
Este bolo de chocolate meio rústico, crocante e afundado pode parecer semelhante a um dos meus bolos de chocolate clássicos favoritos, mas dê uma olhada mais de perto. Você percebe a camada preta na parte inferior? Na verdade, é uma base de biscoito oreo, assim como a crosta de um cheesecake. Quando vi a receita pela primeira vez enquanto folheava um exemplar da revista Delicious, sabia que era a bolo para assar para o meu marido. Ele é um viciado em oreo e, além disso, ele tem outros dois amigos de oreo em casa!
Embora uma imagem fale mais que mil palavras, esta foto não faz justiça a este bolo, a menos que se possa lambê-lo da tela. É denso e ainda assim tem uma textura muito delicada e aveludada… ‘derreter-na-boca’ são as palavras mais próximas que eu poderia pensar para descrevê-lo. Acredite ou não, a crosta crocante, que continua caindo mesmo quando o bolo estava esfriando na grade, é a cereja do bolo!
A receita original sugere servir este bolo com creme de uísque (chantilly infundido com licor)…mas optei por uma bola de sorvete. Eu sempre mantenho um pote de sorvete de baunilha na geladeira, vai bem com a maioria dos bolos e sobremesas e certamente é uma opção sem complicações do que ter que preparar algumas gotas de creme.
Reduzi a receita que é destinada a panela de 22 cm para caber na minha panela de fundo solto de 18 cm. De alguma forma, olhando para a lista de ingredientes, não usa tanta gordura ou açúcar… pelo menos a quantidade ainda está dentro dos meus limites. De qualquer forma, sigo a regra de comer tudo com moderação. Não precisamos nos sentir pecadores para nos entregar de vez em quando 😉
Então, o que você está esperando? Feliz Cozimento!
Torta Rica de Chocolate
Ingredientes:
(faça um bolo de 18 cm)
150g de biscoito oreo
40g de manteiga derretida
180g de chocolate meio amargo picado grosseiramente
50g de manteiga sem sal
50ml de café
2 gemas
45g de farinha de bolo
2 claras de ovo
90g de açúcar mascavo
açúcar de confeiteiro (ou cacau em pó) para polvilhar
Método:
- Forre o fundo de uma forma redonda de 18cm (com base removível) com papel manteiga. Unte e enfarinhe as laterais.
- Retire o creme dos biscoitos oreo. Triture os biscoitos, seja com um rolo ou em um processador de alimentos. Coloque as migalhas e a manteiga derretida em uma tigela. Misture bem com uma colher até que as migalhas estejam umedecidas. Pressione as migalhas uniformemente na base da forma preparada. Use as costas da colher, alise as migalhas e pressione com firmeza. Você também pode usar um copo (com base plana) para pressionar com firmeza. Deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos.
- Derreta o chocolate e a manteiga em fogo baixo em uma panela, mexa para combinar. Adicione o café, mexa para combinar. Retire do fogo. Deixe esfriar.
- Com um batedor de balão, bata as gemas delicadamente. Adicione a mistura de chocolate/manteiga derretida. Bata para combinar. Peneire sobre a farinha e bata para misturar. Deixou de lado.
- Em uma tigela limpa e seca, bata as claras com uma batedeira elétrica de mão em velocidade baixa até que a mistura fique espumosa e espumosa. Adicione metade da quantidade de açúcar e ligue em velocidade alta e bata a mistura. Continue a adicionar o açúcar restante e bata até que as claras atinjam o estágio de pico mole. O estágio de pico suave é alcançado quando os picos dos brancos se curvam e caem levemente. As claras devem ficar lisas e brilhantes. (Não bata demais as claras ainda duras, é melhor bater as claras ainda moles para dobrar facilmente com a massa de gemas.)
- Adicione 1/3 da clara de ovo à mistura de gema de ovo. Dobre com um batedor de balão para soltar a massa. Adicione a clara de ovo restante em 2 adições separadas, mude para uma espátula e a cada vez dobre delicadamente, certificando-se de que todas as claras sejam incorporadas à massa. (Nota: tome cuidado para não esvaziar a massa. A massa acabada deve encher a panela até pelo menos 3/4 da capacidade.)
- Despeje a massa na forma de bolo preparada. Bata a forma de bolo levemente na mesa algumas vezes para liberar quaisquer bolhas presas na massa.
- Asse em forno pré-aquecido a 160 graus por 40 ~ 45 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia com algumas migalhas úmidas.
- Retire o bolo do forno, deixe-o na forma por cerca de 5 minutos. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade. Polvilhe com açúcar de confeiteiro (ou cacau em pó) conforme desejado. Sirva com chantilly ou uma bola de sorvete. O bolo é melhor comido à temperatura ambiente. Se armazenado na geladeira, leve o bolo à temperatura ambiente antes de servir.
Fonte da receita: adaptado da revista Delicious