Happy Home Baking: bolo de banana à moda antiga
Bolos

Happy Home Baking: bolo de banana à moda antiga

Eu sempre quis adicionar uma panela de tubo canelado ou comumente conhecida como panela de bundt à minha coleção de cozinha. No entanto, meu antigo forno parece pequeno demais para uma forma de bolo de 10″. Agora, com um forno muito maior, não esperei muito para colocar minhas mãos em uma daquelas formas antiaderentes quando passei por uma padaria local Havia apenas um na prateleira, e eu pensei que deveria estar esperando, todo esse tempo, por mim 😉

Não, não é uma panela Bundt Nordic Ware…é uma versão muito mais barata. Como você pode ver, os sulcos no bolo acabado não são tão claros ou distintos em comparação com os assados ​​​​com uma panela Nordic Ware. Mas mesmo assim estou muito satisfeito 🙂

Uma panela Bundt é uma panela tubular canelada (com recuos e sulcos). A palavra Bundt é na verdade uma marca registrada da Northland Aluminum Products Inc., fabricante da Nordic Ware. Bundt é derivado da palavra alemã “bund”, que significa “uma reunião de pessoas”. Espero aqui se você estiver interessado em conhecer a história por trás do bundt pan.

Uma forma de bundt é ótima para fazer bolos com massas densas, por exemplo, bolos de café. Assim como uma assadeira com tubo de chiffon, o buraco ou o tubo no centro de uma forma bundt promove o cozimento uniforme. Os lados canelados e cumes proporcionam uma maior área de superfície que produz bolos com mais crosta. Com o design atraente, mesmo para um boneco de decoração de bolos como eu, sou capaz de assar um bolo lindo que tenho orgulho de servir aos meus convidados. Com apenas uma leve camada de açúcar de confeiteiro, ou uma garoa de glacê ou cobertura de chocolate, pode-se facilmente elevar o bolo já muito bonito a alturas ainda maiores.

Este bolo de banana à moda antiga é um bolo básico que qualquer um pode fazer em casa. Tenho certeza de que também é um favorito de todos os tempos para muitos de nós. Na esperança de obter uma textura mais leve, substituí a farinha normal pela farinha de bolo e reduzi ligeiramente a quantidade de açúcar, também peneirei a farinha duas vezes, de modo a incorporar o máximo de ar possível à massa. Se você gosta de uma textura rica, densa e úmida, então este não é o tipo de bolo que você vai gostar.

O bolo acabado é algo que eu pretendo alcançar. As migalhas são macias, leves e fofas…não muito húmidas e ainda assim não secas…poderia terminar duas fatias sem me sentir cheia ou melhor, culpada 😉

Meu chá da manhã… uma fatia de bolo de banana com uma xícara de ‘latte’… minha tentativa boba de criar arte com leite, lolz. Não, não tenho máquina de café expresso na minha cozinha, apenas um simples batedor a bateria que ganhei de presente, para fazer espuma de leite. Como a foto não pode falar por si mesma, vou ter que explicar que eu estava realmente tentando espanar um coração na espuma do leite… trabalhar mais nisso.

Fui abençoado com uma manhã fresca e agradável hoje. A tempestade no meio da noite levou todo o calor e fui recebido com um céu azul claro. Minha pausa matinal tranquila pela janela… tudo se foi em 5 minutos. Se não fosse pela minha xícara de café com leite, eu me sentia como se estivesse saboreando uma xícara dentro de um café 🙂

Espero que você tenha tido uma ótima manhã também… e não esquecendo…

Feliz 100º Dia Internacional da Mulher para todas vocês!

Bolo de banana à moda antiga

Ingredientes

150g de manteiga sem sal
2 colheres de azeite
150g de açúcar refinado (eu reduzi para 120g)
2 ovos grandes, levemente batidos
1 colher de chá de extrato de baunilha
3~4 bananas de tamanho médio, amassadas
4 colheres de leite, temperatura ambiente
240g de farinha de trigo (usei farinha de bolo)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó
pitada de sal

Método:

  1. Unte e enfarinhe uma forma de tubo canelado de 10″. Reserve.
  2. Peneirar juntos a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal. Deixou de lado.
  3. Com um batedor elétrico (velocidade média) bata a manteiga até ficar cremosa. Adicione o açúcar e o azeite e bata até que a mistura fique pálida, leve e fofa.
  4. Acrescente os ovos aos poucos e bata até incorporar na massa.
  5. Adicione o extrato de baunilha. Bata para combinar.
  6. Adicione a banana amassada, mexa com uma espátula para combinar.
  7. Peneire metade da mistura de farinha e adicione metade do leite. Dobre a mistura com a espátula até que a farinha seja apenas incorporada à massa. Repita com a restante mistura de farinha e leite.
  8. Espalhe a massa na forma preparada e asse em forno pré-aquecido a 180°C por 35~40 min ou até dourar ou um palito inserido no centro saia limpo. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.

Fonte da receita: adaptado da revista Food & Travel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *