Não sei por que demorei tanto para criar coragem para fazer algo tão simples como bolos de chocolate derretidos!
De alguma forma, tenho a falsa impressão de que é preciso habilidades e experiência de um confeiteiro para fazê-los … provavelmente porque só consigo comer essa deliciosa sobremesa durante uma daquelas raras ocasiões em que me encontro com meus amigos para jantar.
Bem, embora a receita seja tão direta, só acertei na segunda tentativa. A primeira vez que os fiz, cometi o erro mais imperdoável de assar demais … por apenas 2 minutos! O bolo tinha um sabor incrível, mas não fluiu como lava :'(
A segunda tentativa foi perfeita! Desta vez, certifiquei-me de que meu forno estava bem pré-aquecido apenas para ter certeza de que o bolo seria cozido dentro do tempo de cozimento recomendado. Retirei o bolo do forno assim que o cronômetro começou a apitar. A superfície parecia mal cozida, estava ‘apenas definida’. Fiquei tão tentada a colocá-lo de volta no forno para assar um pouco mais!
Além do tempo de cozimento, o tempo para desenformar o bolo do ramekin também é um dos fatores críticos de sucesso a serem observados. Depois de retirar do forno, deixe-os nos ramequins para esfriar por pelo menos 1 a 2 minutos. Isso é para permitir que o bolo endureça um pouco, ele pode desmoronar se você tentar desenformá-lo direto do forno. Mas isso não significa que você deve deixá-los nos ramequins para sempre, pois os bolos devem ser servidos quentes.
Surpreendentemente, desenformar o bolo não é tão difícil quanto eu pensava. Basta passar uma faca ao redor dos lados do ramekin, em seguida, vire-o sobre um prato de servir e remova o ramekin. O bolo não ficará grudado no ramekin desde que você o unte muito bem. Tenha cuidado, pois o ramekin estará muito quente.
Eu também tentei servir esses bolos de chocolate derretidos no ramekin … me poupa o trabalho de desenformar e lavar pratos extras 😉
Outra coisa maravilhosa que descobri sobre fazer esses bolos de lava é que você pode preparar a massa algumas horas antes, mantê-los na geladeira e assar apenas quando estiver pronto para servir. Isso é realmente algo novo para mim. Sempre que pedimos esta sobremesa em cafés ou restaurantes, sempre nos disseram para fazer o pedido com antecedência, pois levaria pelo menos 20 a 30 minutos para ficar pronto. Por isso, sempre tive a impressão de que esta sobremesa só pode ser feita e servida na hora!
Como com qualquer bolo de chocolate caseiro, use o chocolate de melhor qualidade que você puder pagar. Eu fiz estes com chocolates de cozimento valrhona e também com gotas de chocolate agridoce Ghirardelli. Devem ser meus paladares pouco sofisticados, ambos me provaram igualmente bem, embora um seja mais caro que o outro. Eu não tentaria descrever o quão deliciosos esses bolos de lava ficam… assá-los!
Se você é um novato e está ansioso para experimentar, você pode querer dar um pulo no meu site de panificação favorito, joyofbaking.com para assistir a este vídeo para ter uma ideia de como fazer bolos de chocolate derretido e evitar armadilhas . O vídeo certamente aumentou minha confiança e estou muito grato pelo maravilhoso e generoso compartilhamento de Stephanie Jaworsk. Eu aprendi muito com o site dela, ela torna o cozimento muito fácil para padeiros caseiros autodidatas como eu 🙂
Bolo de chocolate de lava derretida
Ingredientes:
(rende 4 porções)
135g de chocolate amargo
65g de manteiga sem sal
2 ovos grandes
45g de açúcar mascavo
1 colher de chá de extrato de baunilha
25g de farinha de trigo
um pouco de manteiga para untar
Método:
- Pré-aqueça o forno a 200 graus.
- Leve ao fogo uma panela com água. Derreta o chocolate e a manteiga em uma tigela resistente ao calor, colocando a tigela sobre a panela; certifique-se de que a tigela é maior do que a panela. Mexa a mistura para garantir que todo o chocolate esteja derretido e a mistura fique lisa. Retire do fogo; reserve para esfriar.
- Unte generosamente o fundo e as laterais de quatro ramequins de 180ml com manteiga; deixou de lado.
- Coloque os ovos na tigela da máquina de cozinha MUM5*. Coloque o batedor e bata por alguns segundos para quebrá-los. Adicione o açúcar e o extrato de baunilha. Bata na velocidade 3 e aumente gradualmente para a velocidade 6 durante cerca de 3 a 4 minutos até a mistura triplicar de volume, ficar espessa, pálida e fofa. Reduza para a velocidade 4 e continue a bater durante cerca de 1 a 2 minutos para desfazer as bolhas maiores na massa. Quando o acessório batedor é levantado, a mistura deve cair e deixar um rastro em forma de fita.
- Adicione a mistura de chocolate derretido e bata na velocidade 4 por cerca de 1 minuto ou até que a mistura esteja bem misturada.
- Peneire a farinha na tigela da batedeira. Com uma espátula, incorpore a farinha até incorporar. Não misture demais. Despeje a massa nos ramequins preparados até a metade.
- Coloque os ramequins recheados em uma assadeira e asse na grade do meio em forno pré-aquecido a 200 graus por 10 minutos. Não asse demais. Os bolos são deliberadamente mal assados. O bolo está pronto quando as bordas externas estiverem firmes (toque suavemente nas bordas, ele deve ficar macio, mas não grudará no dedo) e o meio ainda parecer um pouco molhado.
- Retire do forno imediatamente e deixe esfriar por 1 a 2 minutos. Sirva os bolos nos ramequins ou, alternativamente, passe uma faca pequena em volta dos bolos para soltar. Inverta os bolos quentes em pratos individuais e retire cuidadosamente o ramekin dos bolos. Polvilhe o topo com açúcar de confeiteiro e sirva quente com sorvete ou frutas vermelhas.
A massa pode ser preparada com algumas horas de antecedência. Deixe a massa nos ramequins preparados, cubra com papel filme e leve à geladeira. Quando estiver pronto para servir, leve à temperatura ambiente enquanto pré-aquece o forno. Asse a 200 graus por 10 minutos antes de servir.
*Observação: usei minha nova máquina de cozinha Bosch MUM5PRO HomeProfessional MUM57830 para preparar a massa do bolo, leia minha resenha sobre esta batedeira de cozinha aqui.