Happy Home Baking: Matcha & Adzuki, novamente
Bolos

Happy Home Baking: Matcha & Adzuki, novamente

Depois de fazer algumas trocas sobre como fazer um rolo suíço com um dos visitantes do meu blog, você Fei, ela me deixou interessado em fazer um bolo de rolo. Te agradece Fei!

Com alguns sobrando azuki pasta de feijão vermelho do meu último bolo, resolvi fazer um matchá e rolinho de feijão vermelho.

Foi há muitos meses que um visitante do blog solicitou que eu fornecesse fotos passo a passo para ilustrar como fazer um rolo suíço. Por mais que eu ame tirar fotos ao longo do caminho enquanto estou fazendo o bolo, às vezes não é realmente viável. Em primeiro lugar, eu não tenho um tripé para consertar minha câmera, então eu só podia contar com meus dois pares extras de mãos… que não são muito confiáveis ​​quando se trata de tirar fotos nítidas! Como meus meninos estavam em casa, aproveitei para fazer com que eles fizessem videoclipes em vez de fotos enquanto eu faço a camada de esponja.

O seguinte videoclipe curto foi feito por três pessoas diferentes em diferentes estágios. A primeira parte de bater a mistura de ovos foi feita por mim! Sim, eu estava segurando a batedeira na minha mão direita e gravando o vídeo com a câmera à minha direita. Felizmente, este software de criação de filmes me permite recortar quadros indesejados! Quando eu estava dobrando a farinha e a manteiga, pedi ao meu filho mais novo para fazer o vídeo. Eu não posso usar a maior parte do vídeo porque metade do tempo ele estava apontando a câmera para o lado da tigela! Felizmente, senti que ele poderia ser muito baixo para ter uma visão completa do que estava acontecendo lado de dentro a tigela, inclinei a tigela várias vezes em direção à lente da câmera. A última parte sobre enrolar a camada de esponja foi feita pelo meu filho mais velho. Embora ele tenha feito um vídeo muito bom, eu tive que transformá-lo em vários porta-retratos. A razão foi, meu par de mãos parece super super feio do vídeo!!! Foi uma visão horrível! Eles pareciam piores do que um par de mãos de uma velha vovó… eles eram todos enrugados, ásperos, grossos e gordos e excessivamente bronzeados :'(

Levei muita dor e horas apenas para cortar todas as ‘cenas’ e quadros indesejados … e estou feliz por finalmente poder montar um videoclipe decente 😉

A outra coisa boa sobre o software é que ele me permite ‘Silenciar’ o som do áudio, caso contrário você vai ouvir muitas risadinhas, alguma troca sem sentido de idiomas entre os meninos, e o constante “Já está feito, está feito ainda ? Quando posso parar (gravar o vídeo)?!” e coisas como “Que delícia! que delícia!… mamãe, mamãe, eu sei o que você está fazendo! Você está fazendo muffins, certo?! Eu posso sentir o cheiro de muffins!” ????!!!

Acho que o maior medo de fazer um rocambole é rachar todo quando você está no último estágio… ou seja, o enrolamento da camada de esponja recheada. Até agora, tentei fazer um bolo de rolo por 5 a 6 vezes. Eu realmente tenho que me considerar com muita sorte que, na maioria das vezes, consegui enrolá-lo bem, exceto uma ou duas vezes, quando houve algumas pequenas rachaduras aqui e ali. Eu não tenho nenhum segredo para isso, mas acho que ajuda se você seguir a receita muito de perto. Na verdade, acho que isso se aplica a todos os tipos de bolos e pães. Como a panificação é uma ciência, é muito importante seguir as instruções cuidadosamente e prestar muita atenção aos pequenos detalhes. Espero que o vídeo em anexo seja capaz de dar alguns ‘insights’ para aqueles que estão interessados ​​em fazer um bolo de rolo. Feliz cozimento e rolamento!

Matchá & Adzuki Rolinho De Feijão Vermelho

Ingredientes:
3 ovos, leve à temperatura ambiente
65g de açúcar
80g de farinha para bolo
2 colheres de chá matchá em pó
20g de manteiga sem sal, derretida

Método:

  1. Peneire a farinha de bolo, reserve. Forre uma bandeja de rolo suíço de 23 x 30 cm com papel manteiga e reserve. Pré-aqueça o forno a 180 degC.
  2. Com uma batedeira elétrica, bata os ovos e o açúcar em velocidade ALTA por cerca de 5 a 7 minutos, até que a massa dobre de volume e fique em forma de fita (a massa deve deixar uma textura de fita quando a batedeira for levantada). Vire para a velocidade BAIXA e bata por mais 1 a 2 minutos. Bater em velocidade baixa ajuda a estabilizar as bolhas de ar na massa.
  3. Adicione a farinha de bolo peneirada e matchá pó na massa em 3 adição separada. A cada adição, use uma espátula, dobre delicadamente a farinha até ficar bem misturado. Tome cuidado para não esvaziar a massa.
  4. Adicione a manteiga derretida e dobre com a espátula até misturar bem.
  5. Despeje a massa na travessa. Espalhe e alise a massa uniformemente. Asse por 10~15 minutos*, até que a superfície fique dourada ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
  6. Retire a bandeja do forno. Remova a camada de esponja da bandeja (com o papel manteiga ainda na aderência), coloque-a em um saco plástico**. Amarre o saco plástico e deixe esfriar. (Em vez de usar um saco plástico, cubro a camada de esponja com outra bandeja de rocambole.)
  7. Ao esfriar, retire o papel manteiga e vire a camada de esponja com o lado ‘pele’ para baixo em uma folha de papel manteiga limpo. Espalhe com azuki pasta de feijão vermelho (ou qualquer recheio conforme desejado) e enrole a camada de esponja levantando-a com o papel manteiga. Coloque o bolo enrolado com a costura virada para baixo.

NOTA: *Não asse demais a camada de esponja, caso contrário ela ficará seca e poderá rachar ao rolar. ** A razão para isso é manter a camada de esponja úmida para facilitar o rolamento.

Fonte da receita: 点心达人, 轻松学 / 小川智美著

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *