Tal como acontece com os bolos de café, no passado, eu costumava pensar que os bolos de chá são bolos feitos com chá como um dos principais ingredientes. Bobo eu! Agora eu sei, são apenas bolos ou até mesmo pães servidos no chá da tarde. Embora os bolos de café sejam bolos feitos com café ou chamados de bolos servidos com café, um bolo de chá pode significar algo diferente para pessoas que vivem em diferentes regiões. Na Austrália, um bolo de chá é normalmente referido como um bolo doce feito com farinha, ovos, gordura e açúcar. Eles às vezes são polvilhados com uma mistura de canela e açúcar refinado, e muitas vezes são servidos quentes do forno, com chá. Como meus filhos ainda não adquiriram o sabor da canela, ajustei um pouco a receita… deixei a canela de fora e apenas polvilhei o bolo com açúcar de confeiteiro. Para adicionar sabor, adicionei uma colher de chá de lavanda seca. Então, aqui está a minha versão de um chá de lavanda:
Prova ser um bolo muito fácil de preparar. Fiz com apenas uma tigela e uma colher de pau. Claro que você pode usar um batedor manual ou deixá-lo para o seu misturador elétrico fazer o trabalho. Se você for ‘manual’, certifique-se de que a manteiga esteja bem macia antes de começar a trabalhar nela… a menos que você não se importe de trabalhar seus bíceps ao mesmo tempo. Coloquei o bolo no forno em 20minutosque era 5 minutos mais do que o tempo de preparo indicado na receita. Vou ter que aprender a ser mais eficiente.
Embora o bolo não fosse tão úmido em comparação com os bolos feitos com ‘agentes hidratantes’ como iogurte, leitelho, etc, achei o sabor muito delicioso. O bolo era bastante leve e eu gosto do cheiro agradável da lavanda. um pouco doce para mim… o que se deve principalmente à generosa polvilhada de açúcar refinado na superfície do bolo.Em retrospectiva, eu deveria ter adicionado um pouco de raspas de limão para aumentar um pouco o sabor.
Aqui está uma fatia de bolo para todos vocês que dedicaram um tempo para me deixar seus comentários comoventes e palavras encorajadoras depois que publiquei meu post anterior. Estou realmente tocado pelas amáveis palavras de encorajamento… certamente elevou meu moral e me fez ver a luz no fim do túnel. Mesmo que você não tenha deixado um comentário, agradeço por ter tempo para ler e vir ao meu humilde blog 🙂
A partir de seus comentários, fiquei sabendo que alguns de vocês realmente pegaram o hobby de assar depois de ler meu blog 😀 Também me dá uma grande alegria saber que alguns de vocês começaram a fazer pães caseiros seguindo as receitas que postei aqui. A única preocupação que tenho é que, espero que não seja um cego guiando outro cego. Até agora, não sei se estou a amassar a massa corretamente :’)
Então, o que você está esperando? Vá pegar sua colher e divirta-se!
Ingredientes
(faz um bolo de 20 cm, serve 8)
60g de manteiga, amolecida em temperatura ambiente
1/2 xícara (110g) de açúcar mascavo
1 ovo, levemente batido
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara (150g) de farinha com fermento
1/3 xícara (80ml) de leite
1 colher de chá de lavanda seca*
cobertura:
15g de manteiga, derretida
um pouco de açúcar refinado
Método:
- Pré-aqueça o forno a 180 degC. Unte e enfarinhe o lado de uma forma redonda de 20 cm, forre o fundo com papel manteiga. Peneire a farinha com fermento e reserve.
- Em uma tigela, com uma colher de pau ou um batedor manual, bata a manteiga e o açúcar até ficar leve e fofo. Adicione o ovo aos poucos, batendo bem cada vez que o ovo for adicionado. Adicione o extrato de baunilha, misture bem.
- Adicione a farinha de trigo e o leite, mexa com uma espátula até ficar homogêneo. Misture a lavanda seca.
- Espalhe a massa na forma preparada, leve ao forno por 25minutos até que o bolo fique dourado ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
- Coloque o bolo na forma por 5 minutos. Vire na grade de resfriamento, pincele o topo com manteiga derretida e polvilhe com açúcar de confeiteiro. (*Nota: Se desejar, omita a lavanda seca, em vez disso, misture 1 colher de sopa de açúcar refinado com 1 colher de chá de canela em pó e polvilhe a mistura em cima do bolo depois de pincelar a superfície com a manteiga derretida.)
Fonte da receita: The Australian Women’s Weekly, Food We Love