Este é o meu terceiro bolo de iogurte até agora, e eu segui este bolo de iogurte de toranja da Foodbeam. Esta receita é bastante semelhante ao Bolo de Iogurte de Limão que fiz há duas semanas.
É suposto ser um bolo muito simples e fácil… as crianças na França aprendem a fazer este bolo aos 4 anos! E, no entanto, mais uma vez, este bolo de iogurte não ficou tão bom. Embora desta vez eu tenha usado um termômetro de forno para ter certeza de que a temperatura do meu forno estava correta, a textura do bolo era bastante densa, quase a mesma textura do bolo de iogurte de limão ***suspiro***
De qualquer forma, vou tentar outra vez, pois estou ansioso para acertar. É um bolo tão simples que pode ser preparado em pouco tempo e é ótimo para levar para jantares.
Fiz esta torta de chocolate para um amigo que ultimamente tem trabalhado 14 horas por dia de trabalho. Fiquei feliz que o bolo saiu do forno com um topo ligeiramente afundado e uma superfície crocante e crocante. Isso significava que o bolo foi assado quase à perfeição!
Eu polvilhei com um pouco de açúcar de confeiteiro e levei para o escritório do meu amigo no final da manhã. Ela compartilhou com seus colegas e me disseram que o bolo estava úmido e achocolatado. Três quartos dele já tinham acabado ao meio-dia e ela não conseguiu pegar um segundo pedaço antes que tudo fosse arrematado.
Este é o terceiro bolo que fiz ontem. É um bolo de libra de chá verde (Matcha). A pedido de uma colega visitante do blog, Yvonne, comprei uma nova garrafa de matcha em pó que é adequada para assar. O produto é feito no Japão e estou esperando para experimentar. Também recebi uma lata de pasta de feijão vermelho azuki da Daiso, que está no armário há algum tempo. Eu segui esta receita de bolo de um livro de receitas japonês que usa chá verde em pó e feijão azuki.
Não segui os passos exatos da receita. Por exemplo, afirma-se que depois de desnatar a manteiga e o açúcar, uma gema de ovo deve ser adicionada gradualmente, bater até misturar totalmente, antes de adicionar a clara de ovo e repetir o mesmo procedimento para o outro ovo. Eu peguei o caminho mais fácil, simplesmente bati levemente os dois ovos antes de adicionar lentamente na massa. Recomenda-se também que o bolo seja retirado do forno após 5 minutos de cozedura para fazer um corte no centro. O que fiz foi, depois de espalhar a massa uniformemente, fiz um corte no meio da massa com minha espátula antes de colocá-la no forno. De alguma forma, o bolo ainda conseguiu rachar no centro e uma boa fenda foi formada durante o cozimento.
Eu acho que a quantidade de pó de chá verde usada não é realmente suficiente, pois a cor do bolo não era verde o suficiente, na verdade, era um verde acastanhado bastante desagradável! Também pode ser devido ao pó de chá verde, pois Yvonne também apontou que não produzirá um acabamento verde brilhante. O sabor do bolo estava bom, nada muito fantástico, igualzinho a um bolo de manteiga comum. A pasta de feijão vermelho não era muito doce, e eu quase podia sentir o gosto do pó de chá verde.
Ingredientes:
120g de farinha de bolo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá verde em pó
100g de açúcar
100g de manteiga, leve à temperatura ambiente
2 ovos levemente batidos
200g de pasta de feijão vermelho
Método:
- Pré-aqueça o forno a 170 graus. Unte e enfarinhe uma forma de pão de 7 x 17 x 6,5 cm. Peneire a farinha, o fermento e o chá verde em pó, reserve.
- Com uma batedeira eléctrica, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura pálida e fofa.
- Adicione os ovos aos poucos, misture bem após cada adição.
- Peneire sobre a mistura de farinha em 3 adições separadas. A cada vez, dobre delicadamente com uma espátula até que a mistura de farinha esteja totalmente incorporada à massa.
- Espalhe 1/3 da massa uniformemente na assadeira, espalhe uma camada de pasta de feijão vermelho na massa. Cubra com 1/3 da massa e espalhe outra camada de pasta de feijão vermelho. Espalhe o restante 1/3 da massa. Alise a massa uniformemente e faça um corte no centro (no sentido do comprimento) com a ponta da espátula.
- Asse por 35 ~ 40 minutos ou até que o bolo fique dourado e um palito inserido no centro saia limpo.
Fonte da receita: Delicioso!! Bolos Assados, Ikuko Omori