Inicialmente fiquei tão satisfeito com a aparência deste bolo quando foi retirado do forno. Eu estava tão ansiosa para compartilhar a receita que comecei a digitá-la enquanto o bolo esfriava. Eu realmente gosto da bela crosta dourada subindo acima das ameixas afundadas, e ficou linda neste prato refratário.
Ultimamente, tenho comprado ameixas frescas sempre que passei pelas bancas de frutas. Não sou fã de ameixas, até conhecer esta variedade… são ligeiramente ovais e parecem-se muito com ameixas enormes. São muito mais doces que as ameixas habituais e a pele é menos azeda. Foi mais tarde, quando passei pelo supermercado que percebi que eles são conhecidos como Sierra Prunes.
Encontrei algumas boas receitas de bolo de ameixa postadas por blogueiros, mas quando vi esta receita de bolo de damasco deste livro, Fácil como bolo, Achei que é um bolo muito simples para dar uma falta, embora eu estivesse totalmente sem noção de como o bolo vai ficar, e eu nunca provei um bolo de ameixa antes. E eu acredito que é uma escolha muito mais saudável, pois apenas uma pequena quantidade de óleo é usada sem adição de manteiga.
Quando recém-assado, a crosta do bolo era um pouco dura e crocante, a textura era quase semelhante a morder um pedaço de biscoito. O bolo estava quebradiço e um pouco seco. Essas partes perto das frutas estavam úmidas e tinham um gosto bom. Nada fantástico, apenas ok. No entanto, não sei bem o que dizer das ameixas… de alguma forma, depois de assadas, as frutas perderam o sabor fresco 🙁
Esta foto foi tirada no dia em que o bolo foi assado. Eu li que alguns bolos de ameixa serão firmes e quebradiços quando assados pela primeira vez, depois de deixá-los durante a noite, a textura ficará mais macia. É verdade que, quando comi uma fatia na manhã seguinte, a crosta não estava mais crocante e o bolo estava mais macio e úmido.
Aqui está a foto do bolo que foi deixado durante a noite na mesa. É triste dizer, todos nós não gostamos nada… e as ameixas foram uma grande decepção, elas ficaram um pouco encharcadas e sem gosto! Naturalmente, fiquei com mais da metade do bolo. Felizmente, não fiz a quantidade total da receita… senão teria um grande problema! Guardei o resto do bolo na geladeira e quase desisti de postar essa receita. Foi só no dia seguinte, quando tirei o bolo para tentar terminar tudo o que podia, que descobri que ele realmente tinha um sabor muito melhor quando gelado. Na verdade, as ameixas não estavam tão encharcadas, e eu até achei o sabor refrescante?! Foi essa reviravolta que decidi que ainda deveria prosseguir com este post, pelo menos apenas para fins de registro!
Ingredientes
3 ovos grandes, temperatura ambiente
1 xícara de açúcar granulado
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/3 xícara de óleo vegetal (usei azeite)
1 ¼ xícaras de farinha de trigo
1 ¼ colheres de chá de fermento em pó
8 ameixas frescas, sem caroço e cortadas ao meio
2 colheres de açúcar mascavo
Método
- Pré-aqueça o forno a 180°C, unte levemente e forre uma forma de 11¾ x 9¼ x 1½ polegada com papel manteiga.
- Em uma tigela, com um batedor manual, bata os ovos e o açúcar até que o açúcar quase se dissolva. Adicione o extrato de baunilha e o óleo, misture bem.
- Peneire sobre a farinha e o fermento, bata até que a mistura de farinha esteja totalmente incorporada e a massa fique lisa.
- Despeje a massa na forma preparada e arrume as ameixas com o lado cortado para baixo, em cima da massa.
- Polvilhe com açúcar mascavo e leve ao forno por 45 minutos, ou até dourar.
Fonte da receita: adaptado de Easy as Cake por Ruth Jolles