Algumas semanas atrás, eu estava navegando por aí procurando uma receita adequada para fazer um bolo de bundt, mas acabei com uma receita incrível de pão de ló de banana no Wen’s Delight.
É raro eu assar o mesmo bolo mais de uma vez em um curto intervalo de tempo, pois há tantas receitas esperando por mim para explorar. No entanto, fiz este bolo não duas vezes, não três vezes, mas um total de 4 vezes em um mês.
Então, o que me faz voltar à mesma receita de novo e de novo? As possíveis razões são: ou eu falhei na primeira vez, e morro, morro, tenho que acertar na próxima tentativa, ou, eu queria experimentar e brincar com os ingredientes; ou o bolo é simplesmente tão delicioso e fácil de fazer que será a primeira coisa que me vem à cabeça sempre que tenho vontade de fazer alguma coisa!
Acertei na primeira vez esse pão de ló de banana, mesmo brincando com os ingredientes…aumentei a quantidade de banana e reduzi um pouco o açúcar. O bolo acabado foi muito bem recebido. Mesmo sendo apenas minha segunda tentativa, fiz este mesmo bolo e o dei quando quis retribuir um gesto gentil. Tive sorte que o bolo estava bem assado, pelo menos o exterior parece bem assado, todo bem dourado. Meu amigo, que ainda não conheci pessoalmente (temos anjos para fornecer serviço de entrega gratuito para nós) teve a gentileza de não fazer um único comentário negativo, além de ser um pouco doce e muito banana. Acontece que ela fez exatamente o mesmo bolo antes!
Na minha terceira tentativa, ajustei um pouco a receita e fiz uma versão de chocolate. No meu último esforço, reduzi ainda mais o açúcar. Devo ter me sentido muito confiante e fiz outra mudança ousada na receita… troquei uma pequena porção do óleo por leite, pois sinto que o bolo está um pouco oleoso demais.
A versão mais recente ainda é tão macia e fofa, e acho a doçura certa. Do miolo, parece uma fatia de bolo de libra, no entanto, é bastante leve, nada denso. A textura é quase parecida com a de um bolo de chiffon, embora tenha mais ‘mordida’. Este pão de ló usa muito mais óleo em comparação com a maioria das receitas de pão de ló que encontrei. Como resultado, o bolo fica úmido e é delicioso comido puro… não há necessidade de adoçar com camadas de creme.
A forma como fiz o bolo é um pouco diferente da receita original. Eu dei um passo extra aqui e ali só para ter certeza de que a dobra da farinha e do óleo estava correta. Se você é um padeiro experiente, visite o blog de Wen para a receita original, se você é tão entusiasmado quanto eu, sinta-se à vontade para experimentar minha versão … garantia de sucesso 😉
Feliz Cozimento!
Bolo de banana
Ingredientes:
(faz um bolo redondo de 8″)
3 ovos grandes, temperatura ambiente
100g de açúcar refinado (receita original usa 150g)
250g a 300g de bananas (3 bananas grandes maduras, cortadas em pedaços)
150g de farinha para bolo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
80ml de óleo vegetal (receita original usa 100ml)
20ml de leite (usei leite fresco com baixo teor de gordura)
1 colher de chá de extrato de baunilha
Método:
- Unte (com manteiga) e farinha as laterais de uma forma redonda de 20 cm, forre o fundo com papel manteiga.
- Peneire a farinha de bolo, o fermento e o bicarbonato de sódio. Peneire a mistura de farinha duas vezes e reserve.
- Coloque o óleo vegetal, o leite e o extrato de baunilha em uma tigela, reserve.
- Coloque os ovos, o açúcar de confeiteiro e as bananas em uma tigela grande. Com um batedor elétrico, bata a mistura em velocidade baixa por alguns segundos (para quebrar as bananas). Mude para a velocidade média-alta e bata a mistura até ficar espessa, pálida e triplicar de volume. Isso deve levar cerca de 7 a 8 minutos. A massa deve deixar um rastro como uma fita quando a raquete for levantada. Teste levantando o batedor/pá e desenhe um ‘8’ com a massa. O número deve permanecer por alguns segundos. Volte para a velocidade baixa novamente e bata por mais 2 minutos. Isto é para estabilizar as bolhas de ar na massa. (Nota: não bata demais a massa… não é bom se o ‘8’ não desaparecer.)
- Peneire sobre a mistura de farinha em 3 adições separadas. De cada vez, dobre a farinha cuidadosamente com uma espátula, certificando-se de que não há bolsões de farinha presos no fundo da tigela. Não mexa a massa com a espátula, isso fará com que a massa esvazie demais.
- Despeje uma pequena porção (menos de 1/3) da massa na tigela na etapa 3. Dobre com a espátula até que a mistura de óleo esteja totalmente incorporada à massa.
- Despeje a mistura na etapa 6 de volta no restante da massa (etapa 5).
- Acrescente a massa com a espátula, certificando-se de que a mistura esteja bem combinada. (Até agora a massa pode ser esvaziada em cerca de 20% ou mais em comparação com a Etapa 4).
- Despeje a massa na forma preparada, a forma deve estar cerca de 3/4 cheia.
- Asse em forno pré-aquecido a 160 graus por 40-45 minutos ou até que a superfície fique dourada e um palito inserido no centro saia limpo. (As bordas do bolo devem se afastar um pouco das laterais da forma.) Retire do forno, desenforme e deixe esfriar (invertido) em uma grade de resfriamento.
Fonte da receita: adaptado de Wen’s Delight.